Voltar para a tela anterior.

Vereador Neri, O Carteiro responde a críticas da comunidade sobre os Correios

Ele destacou ausência de concurso público como principal gargalo à normalização dos serviços


Licenciado da profissão de carteiro, o vereador Neri, O Carteiro/SD utilizou o seu espaço a partir da tribuna da Câmara, na sessão ordinária desta terça-feira (22/03). Ele prestou esclarecimentos à comunidade, a respeito dos recorrentes atrasos, na entrega de cartas e correspondências.

Conforme o parlamentar, a falta de efetivo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), que não promove concurso público desde 2011, é o principal gargalo enfrentado pelos carteiros para dar conta da alta demanda. Conforme dados obtidos por Neri, na soma dos quatro centros de distribuição de correspondências, em Caxias do Sul, contabiliza-se pouco mais de 200 carteiros ativos desde 2015. Disse que o ideal seria, pelo menos, o dobro. O parlamentar se mostrou triste com a pouca credibilidade da empresa, junto à sociedade.

O vereador também citou que, atualmente, os carteiros municipais trabalham além do tempo, entregando cartas durante o seu intervalo de almoço e, muitas vezes, carregando excesso de peso. Conforme Neri, muitos profissionais acabam sendo prejudicados por doenças contraídas nas ruas, pelo trânsito caótico e pela dificuldade do rodízio de bairros. “Os carteiros são instruídos a atenderem, por exemplo, a 20% de um bairro e a 30% de outro bairro. Mas o ideal seria que cada bairro ou distrito tivesse seus próprios carteiros”, explicou.

Neri pontuou, ainda, que os Correios assinam contratos de trabalho temporário, para alavancar o número de profissionais engajados, na distribuição de correspondências, e dar conta da demanda. O vereador também afirmou sua intenção de protocolar moção de apoio à realização de concurso público e encaminhá-la ao governo federal.

O vereador Raimundo Bampi/PSB atentou para a dificuldade dos profissionais que trabalham em bairros mais distantes da região central da cidade.

22/03/2016 - 18:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo