Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense celebra o 115º aniversário do Colégio São José

A instituição está ativa desde antes de Caxias do Sul ter sido elevada à categoria de cidade


Os 115 anos do Colégio São José foram celebrados em homenagem da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada no início da sessão ordinária desta quinta-feira (17/03), no plenário da Casa. Professores, funcionários e cerca de 150 alunos das turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental prestigiaram o ato. A diretora da escola, Irmã Renata Anelda Segat, recebeu uma placa das mãos do presidente do Legislativo caxiense, vereador Edi Carlos Pereira de Souza, que conduziu a cerimônia.

Um dos autores do requerimento que originou a solenidade, o vereador Jaison Barbosa foi à tribuna, de onde fez a manifestação do Legislativo. Destacou a idoneidade e a representatividade da instituição, que mantém quatro unidades no estado e 1,9 mil alunos matriculados em Caxias do Sul.

Conforme Jaison, a instituição existe desde 11 de fevereiro de 1901, sendo, assim, a primeira escola particular do município. O parlamentar recordou, ainda, que há gerações de famílias estudando no colégio.

Em seguida, a Irmã Renata expressou-se agradecida pela lembrança e apontou a história das irmãs de São José, cuja congregação é de origem francesa. Conforme a Irmã, falar da congregação do colégio é tão importante quanto citar a origem do município de Caxias do Sul. “Quando Caxias do Sul foi elevada à categoria de cidade, em junho de 1910, nossas irmãs já comemoravam nove anos de fundação do Colégio São José”, comemorou. Segundo ela, a formação dos alunos segue os princípios de fé, dignidade e conhecimento científico.

O secretário da Receita Municipal, Paulo Dahmer, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Garantiu se sentir orgulhoso diante da contribuição da escola centenária com o desenvolvimento da cidade.

O requerimento 7/2016, que originou a homenagem de hoje, teve as assinaturas dos vereadores Adelino Teles, Arlindo Bandeira, Gustavo Toigo, Jaison Barbosa, Pedro Incerti, Rafael Bueno, Raimundo Bampi e Virgili Costa.

17/03/2016 - 19:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo