Voltar para a tela anterior.

Bampi destaca projeto para exigir produtos derivados da uva caxiense em eventos oficiais do município

Desde 15 de setembro de 2015, a matéria está tramitando pelas comissões da Câmara


A tentativa de exigir de órgãos públicos a utilização de produtos derivados da uva caxiense, em eventos oficiais, está no projeto de lei 141/2015, assinado pelo vereador Raimundo Bampi/PSB. Na sessão ordinária desta terça-feira (15/03), a partir da tribuna, o parlamentar ressaltou que a intenção é promover vinhos e sucos de uva produzidos em Caxias do Sul. Desde 15 de setembro de 2015, a matéria tramita pelas comissões da Câmara Municipal.

Para efeitos da medida, se ela virar lei, estão elencados o poder Executivo Municipal, a administração indireta, empresa controlada e organização da sociedade civil. No último caso, o órgão ficaria obrigado a aplicar o percentual mínimo de 20% dos recursos públicos recebidos na utilização de produtos da uva local. Em caso de descumprimento, a organização ficaria impedida de receber verba pública por quatro anos, como dispõe o projeto.

Bampi contou ter constatado que, em muitos eventos, são privilegiados produtos de grandes empresas e multinacionais de outras cidades. “Quando vier à pauta, peço que os vereadores aprovem o projeto. Infelizmente, Caxias já perdeu algumas cantinas para Flores da Cunha. Outras fecharam de vez. Temos que incentivar o jovem a permanecer no campo”, alertou.

O vereador estimou, em Caxias, quatro mil hectares de área plantada de parreirais. Informou que são 105 cantinas e 1,7 mil famílias envolvidas com a produção vitivinícola.

15/03/2016 - 17:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo