Voltar para a tela anterior.

Bampi quer a preservação da agricultura local e alerta aos riscos de importados

O vereador advertiu em relação à maçã chinesa e a suco de uva e vinho a granel do exterior


O alerta para a preservação da agricultura local permeou a manifestação do vereador Raimundo Bampi/PSB, na sessão ordinária desta quarta-feira (24/02). Presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, o parlamentar criticou a possibilidade de alguns empresários promoverem a importação de maçã chinesa e alho, suco de uva e vinho a granel do exterior. Afirmou que, além de prejudicar o setor, a medida traria produtos de qualidade duvidosa.

O socialista destacou que o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) já firmou posição contrária a essa alternativa. “A indústria sempre fala da existência de estoques de suco de uva e vinho. Então, agora, em meio a uma quebra de safra, é o momento de colocar os produtos estocados no mercado, sem a necessidade de importação”, observou o vereador.

Ele também atentou que importar suco de uva e vinho a granel quebraria o chamado Código Vitivinícola do Mercosul. Esclareceu que, nas transações entre países, a quantia máxima permitida, em embalagens, é de cinco litros.

Com relação à maçã, Bampi antecipou que deverá apresentar moção de contrariedade à importação da fruta oriunda da China. Comentou que o país oriental responde por metade da produção mundial de maçãs. Segundo ele, é preciso incentivar e proteger o cultivo local.

24/02/2016 - 17:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo