Voltar para a tela anterior.

Integrantes da Câmara de Pelotas visitam o Legislativo de Caxias do Sul

O presidente Edi Carlos Pereira de Souza recepcionou o vereador pelotense Marcos Ferreira/PT e o assessor da Presidência, Lúcio Janes


Integrantes da Câmara Municipal de Pelotas/RS fizeram uma visita ao Legislativo caxiense, na tarde desta sexta-feira (19/02), para conhecerem de perto a estrutura e o funcionamento da Casa. O presidente da Câmara caxiense, parlamentar Edi Carlos Pereira de Souza, recepcionou o vereador pelotense Marcos Ferreira/PT e o assessor da Presidência, Lúcio Janes, mostrando os diferentes setores administrativos, os gabinetes, o plenário, a TV Câmara e demais espaços que a atual sede abriga.

O diretor-geral do Legislativo caxiense, Rodrigo Weber, e a chefe do setor de Registros e Revisão de Anais, Edivania da Costa Ramos, também acompanharam o percurso. O presidente Edi Carlos informou aos visitantes que o prédio valoriza as videiras, fruto-símbolo de Caxias do Sul, e completará duas décadas neste ano. Também ressaltou que a estrutura foi pensada dentro das regras de acessibilidade, com piso tátil e indicações em braile. Conforme Edi Carlos, a equipe funcional e a comunidade ajudam a cuidar da Casa, que é patrimônio público.  

   “Inclusive, há melhorias sendo feitas neste momento. Para reforçar ainda mais a segurança e auxiliar na acessibilidade, estamos colocando corrimões metálicos sobre a proteção de madeira da rampa principal”, informou Edi Carlos.

Segundo vice-presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, o parlamentar Marcos Ferreira, que é mais conhecido por Marcola, em sua cidade, o Legislativo paga R$ 50 mil mensais de aluguel do prédio em que está localizado, na área central.  A proposta é construir ainda neste ano uma sede própria, informou. Para isso, conforme Marcola, desde o início da atual legislatura, a Casa mantém um fundo, cujos recursos serão designados para a construção e já dispõe de R$ 5 milhões.

   “Nossa atual sede não comporta mais o funcionamento do Legislativo. Por isso, viemos aqui para ver de perto a estrutura da Câmara de Caxias, pois pensamos em fazer algo semelhante em Pelotas. Na nossa opinião, o prédio daqui de Caxias é um dos mais bonitos do Rio Grande do Sul em termos de câmara municipais”, avalia.

Conforme Marcola, no Parlamento de Pelotas, para reuniões e atividades legislativas e abertas à comunidade, há apenas dois espaços: um plenarinho com 50 alugares e um plenário com 120 lugares. Atualmente, a cidade, que tem cerca de 330 mil habitantes, conta com 21 vereadores.

Ao final do encontro, o presidente Edi Carlos convidou os visitantes a conferirem a Festa da Uva de 2016, que se estende até 6 de março, nos Pavilhões.

19/02/2016 - 17:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo