Voltar para a tela anterior.

Presidente da Câmara participa da abertura da 31ª Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul

Nos pavilhões do evento, o ministro do Trabalho anunciou possibilidade de redução no IPI do vinho


O presidente do Legislativo caxiense, vereador Edi Carlos Pereira de Souza, prestigiou, na tarde desta quinta-feira (18/02), a abertura da 31ª Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul, realizada nos pavilhões do evento. O ato marcou os 85 anos da festividade. O parlamentar também colocou em funcionamento o estande da Câmara Municipal, localizado no mezanino do centro de eventos. O espaço possui cerca de 70 metros quadrados e abriga um estúdio para a TV Câmara (canal 16 da NET).

Edi Carlos salientou que os vereadores e os servidores da Casa estão integrados ao evento. “É a 6ª edição consecutiva da festa que o Parlamento se faz presente, nos pavilhões”, disse Edi Carlos. As atividades seguem até o próximo dia 6 de março, tendo à sua frente a rainha Rafaelle Galiotto Furlan e as princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso.

No decorrer do seu pronunciamento, iniciado às 17h28min, o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, anunciou a possibilidade de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do vinho, dos atuais 10% para 6%, no primeiro ano de vigência, e 5%, no segundo ano. Rossetto, no entanto, afirmou não haver prazo definido para colocar em prática essa desoneração sobre a cadeia vinícola. Explicou que a medida deverá ser editada sob a forma de decreto presidencial.

O ministro também prometeu estudos para corrigir distorções no seguro agrícola da presente safra, na qual alguns produtores ainda não foram contemplados pelo benefício. Destacou o seu apreço e o da presidente da República, Dilma Rousseff, pela obra do escritor José Clemente Pozenato, autor da trilogia da imigração italiana, no Rio Grande do Sul, que completou 140 anos em 2015. São os livros: A Cocanha, O Quatrilho e Babilônia. “A festa consagra o brilho e a expansão vitoriosa de uma região”, enalteceu.

O governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, frisou que a 31ª edição do evento pode ser considerada o ponto alto dos festejos dos 140 anos da vinda ítala à Serra gaúcha. Referiu a inauguração, no último sábado, da rótula Valter Gomes Pinto, que facilitará o acesso aos pavilhões. “Aqui, vemos agentes da transparência e da integração regional, com potenciais agrícola, cultural e de negócios”, enfatizou. Quanto a Pozenato, lembrou que o conhece há 50 anos.

O prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, fez um paralelo entre a crise financeira que assola a cidade, que contabilizou perdas em torno de 15 mil postos de trabalho em 2015, e as dificuldades enfrentadas em 1931, quando ocorreu a primeira edição da Festa da Uva. “Como resposta à crise da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, com efeitos no mundo todo, e às adversidades provocadas pela Revolução de 1930, no Brasil, os colonos promoveram uma grande celebração à colheita da uva”, contou. Ele acrescentou que, naquela época, havia 1,8 mil desempregados no universo de 30 mil habitantes. Ponderou ser o momento de impulsionar a autoestima da cidade e enfrentar os desafios.

O presidente da 31ª festa, Edson Nespolo, saudou o envolvimento comunitário que viabilizou os festejos, apesar das dificuldades econômicas, como as perdas em torno de 65%, na colheita local da uva. “Temos 200 mil quilos de uvas no estoque, para servir um milhão de pessoas, esperadas para as atividades deste ano”, garantiu. Ele reafirmou o comprometimento da Prefeitura com os produtores, ao longo do evento, que pagará R$ 3,00 pelo quilo de uva, enquanto que o preço oficial, fixado pelo Ministério da Agricultura, é de R$ 0,78 por quilo.

A Festa da Uva de 2016 conta com a 25ª Feira Agroindustrial, também iniciada hoje, 460 expositores e 50 pontos de venda de alimentação. Estão previstos oito desfiles, com o corso alegórico das soberanas, na Rua Plácido de Castro, e mais de 200 apresentações, em três palcos dos pavilhões. Outras informações: http://www.festanacionaldauva.com.br/Default2.aspx.

18/02/2016 - 20:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo