Voltar para a tela anterior.

Vereadora Denise Pessôa reclama da demora no atendimento do PA 24Horas

Na avaliação da parlamentar, precisaria melhor gestão no planejamento de horários no período de verão, em que médicos solicitam férias


A vereadora Denise Pessôa/PT, na plenária desta terça-feira (16/02), reclamou da demora no atendimento prestado pelo Postão 24Horas, em Caxias do Sul. Na avaliação da parlamentar, precisaria melhor gestão por parte da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no planejamento de horários principalmente neste período de verão, em que médicos e demais funcionários solicitam férias. A petista observa que, ao não encontrarem médicos na Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os cidadãos acabam se dirigindo ao PA 24H (Pronto Atendimento/PA 24H).

“Muitos servidores e a comunidade acabam sofrendo por causa da falta desse planejamento da Secretaria. Devido a dificuldades financeiras, diversas pessoas estão utilizando mais os serviços do SUS (Sistema Único de Saúde). Além disso, no feriado de Carnaval, houve aumento na demanda e as pessoas precisaram esperar de cinco a sete horas para serem atendidas no Postão”, lastimou Denise.

Durante a sessão, no espaço do Grande Expediente, a vereadora mostrou um vídeo em que aparecem o ambiente de atendimento no PA 24H, com diversas pessoas, e um cidadão ao chão sendo auxiliado por servidores da unidade. A vereadora conta que recebeu ligações de pessoas queixando-se da lentidão para serem atendidas. “Chama atenção esta tensão que está ocorrendo no Postão. O serviço é prestado, mas o problema é a demora para chegar ao atendimento. Portanto, são urgentes o funcionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Norte e mais servidores e investimentos na saúde”, defendeu a parlamentar.

Em aparte, o vereador Rodrigo Beltrão/PT classificou como caótico o atendimento à saúde atualmente. “Nas UBSs, não se encontra pediatra nem clínico geral, e o prefeito diz que a prioridade é a Festa da Uva”, criticou Beltrão.

Líder de governo na Casa, o vereador Pedro Incerti/PDT rebateu as manifestações dos parlamentares petistas, destacando que os problemas na área da saúde em Caxias estão bem longe dos registrados diariamente no Brasil. “É uma injustiça dizer que não está se fazendo nada em Caxias na área da saúde. O prefeito destinou R$ 500 mil a mais por mês à saúde, para cobrir a carência de repasses por parte dos governos estadual e federal. Não adianta pinçar um momento aqui ou ali para dar repercussão”, afirmou, em resposta ao vídeo mostrado por Denise.

O vereador Jaison Barbosa/PDT também se manifestou em defesa da prefeitura caxiense. O pedetista listou diversas ações que a Secretaria Municipal da Saúde desenvolveu na cidade nos últimos tempos, entre elas: ampliação da cobertura dos agentes de saúde, mutirão para cirurgias e obras em prédios ligados à SMS. Jaison questionou, ainda, o que o ex-prefeito Pepe Vargas/PT (1997 a 2004) teria feito de melhorias na antiga estrutura do PA 24H.

 

16/02/2016 - 18:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo