Voltar para a tela anterior.

Centro de Memória abriga registros históricos do Legislativo e da comunidade caxiense

Entre as mais de 1 milhão de páginas, há fotos e reportagens que relembram o incêndio ocorrido na Câmara de Vereadores em 17 de fevereiro de 1992


O Centro de Memória da Câmara Municipal de Caxias do Sul guarda documentos e informações que ajudam a registrar a história da comunidade e do poder Legislativo. Entre as mais de 1 milhão de páginas que compõem o acervo disponível gratuitamente à comunidade via internet, há fotos e reportagens que relembram, por exemplo, o incêndio ocorrido na Câmara de Vereadores em 17 de fevereiro de 1992.

Na próxima quarta-feira (17/02), este fato completará 24 anos e, apesar de muitos registros terem sido perdidos, por meio da contribuição da comunidade, em especial de ex-vereadores e ex-funcionários da Casa, o Centro de Memória conseguiu recuperar cópias de documentações e de atas legislativas. Na época em que aconteceu o incêndio, o Parlamento funcionava em um espaço do Centro Administrativo, que fica no bairro Exposição, ao lado da atual sede legislativa.

Formado pelo Arquivo Histórico da Câmara Municipal (AHCM) e pela Sala de Memória Parlamentar, o Centro de Memória está em atividade há oito anos. Instituído pela resolução 212/A, de 22 de abril de 2008, o espaço também gerencia as informações ligadas ao Parlamento Municipal, desenvolvendo projetos e linhas de pesquisa que aproximam a comunidade do poder Legislativo.

“O trabalho documental que desenvolvemos no Legislativo caxiense vai ao encontro do que estabelece o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). A gestão, o tratamento e a preservação de informações institucionais têm relevante função na garantia da transparência pública, no acesso a dados oficiais, na construção da memória e no exercício da cidadania”, explica o documentalista e chefe do Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Eduardo Reis.

Em parceria com a prefeitura municipal, através do Arquivo Histórico João Spadari Adami, o Centro de Memória do Parlamento caxiense tem sido responsável pela catalogação e digitalização de documentos, atas, fotografias e demais arquivos de autoria da Câmara Municipal e também de outras entidades produtoras. No total, mais de 1 milhão de páginas já foram preservadas e colocadas à disposição para consulta e pesquisa por parte da comunidade. Para acessar esse conteúdo, basta os cidadãos visitarem o site www.camaracaxias.rs.gov.br e o link Centro de Memória.

No acervo, estão 400 mil páginas digitalizadas de 74 títulos de jornais publicados no município, desde o século XIX. Também podem ser encontradas para download todas as sessões ordinárias, extraordinárias, representativas e solenes que foram transmitidas pela TV Câmara desde 2014. Para conferir os vídeos, basta acessar o endereço http://goo.gl/dnUPnX.

A comunidade pode, ainda, agendar uma visita para conhecer o trabalho do Centro de Memória, que funciona no térreo da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O telefone é (54) 3218.1631.

15/02/2016 - 17:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo