Voltar para a tela anterior.

Zoraido Silva propõe que o chefe do Cartório da 169ª Zona Eleitoral venha à tribuna da Câmara

Para o vereador, falta clareza sobre o processo de recadastramento biométrico, no município


A vinda do chefe do Cartório da 169ª Zona Eleitoral, Édson Borowski, à tribuna da Câmara foi proposta pelo vereador Zoraido Silva/PTB. Na sessão ordinária desta quarta-feira (10/02), o parlamentar sugeriu que, por meio de acordo entre as lideranças das bancadas partidárias da Casa, houvesse a disponibilização do espaço. Para ele, vereadores e a população continuam com dúvidas referentes ao processo de recadastramento biométrico, no município.

O petebista lembrou que quem não fizer a biometria até o prazo determinado (16 de março) terá o seu título de eleitor cancelado pela Justiça Eleitoral. Ressaltou que, além da impossibilidade de exercer o direito ao voto, existe uma série de penalidades, como não receber o salário (no caso de servidor público), não tirar passaporte ou carteira de identidade, obter certos tipos de empréstimos ou participar de programas sociais do governo. Na ótica dele, o cidadão não pode ser penalizado, se existe uma falta de estrutura, no sistema de atendimento do cartório.

Zoraido atentou que, até o momento, apenas 53% da população se recadastrou. Disse que as filas que cercam o prédio do cartório da 169ª Zona Eleitoral existiam desde o início do processo. “A incerteza permeia a população. Há, de fato, estrutura para que o eleitor tenha seu recadastramento garantido? Os horários de funcionamento do cartório são suficientes?”, questionou. Para o vereador, apesar da presteza no atendimento, ainda é de se estranhar que exista só um local para recadastrar cerca de 330 mil pessoas.

Durante o pronunciamento, diversos vereadores se manifestaram em apoio à sugestão de Zoraido, entre eles Arlindo Bandeira/PP e Gustavo Toigo/PDT. O líder do governo municipal na Casa, vereador Pedro Incerti/PDT, propôs que o atendimento, no cartório, funcionasse das 8h às 20h. O vereador Rafael Bueno/PCdoB disse que o processo está desorganizado. Segundo o comunista, os estudantes que desejam fazer o título de eleitor antes do início das aulas estão impedidos, pois, até o dia 16 de março, o cartório atende somente para o recadastramento.

10/02/2016 - 19:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Renata Chies

Ir para o topo