Voltar para a tela anterior.

Vereador Zoraido da Silva sugere reforço na luta pela erradicação do zika vírus e da dengue

Parlamentar ressaltou que união entre Legislativo e comunidade é imprescindível para combater o mosquito transmissor das doenças


Na primeira sessão ordinária de 2016, nesta terça-feira (02/02), no plenário da Câmara Municipal, o vereador Zoraido da Silva/PTB reiterou sua preocupação com a situação da saúde do município de Caxias do Sul, em especial no que se refere ao combate do zika vírus e da dengue. Na tribuna, o parlamentar destacou o alerta de Emergência Sanitária Mundial, emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta semana.

Conforme o petebista, o alerta só havia soado até então em duas oportunidades: em 2009, em função da gripe H1N1 e, em 2014, em razão dos surtos de poliomielite e do ebola. Conforme dados trazidos pelo vereador à plenária, o zika vírus pode ter influência direta com a microcefalia já confirmada em 270 bebês nascidos no país desde 2015. Em território nacional, o parlamentar ressalta que outros 3.449 casos ainda não foram solucionados e podem ter relação com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Para buscar soluções urgentes e erradicar o zika vírus e a dengue do município de Caxias do Sul, o parlamentar, que comandará os trabalhos na primeira reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) deste ano, quer aproximar o Legislativo caxiense da Vigilância Sanitária para prevenir e alertar a comunidade sobre os riscos que a água parada traz e como combater o mosquito transmissor.

Conforme Zoraido, 80% dos casos confirmados não apresentaram sinais típicos durante a maturação da doença, como dores pelo corpo, tosse, dores nas articulações e vômito. Sem uma vacina adequada, o parlamentar reitera que a comunidade precisa se unir para erradicar a ameaça o mais breve possível.

Em seu pronunciamento, Zoraido também destacou o retorno do vereador Renato Oliveira/PCdoB à plenária, em substituição ao vereador Henrique Silva/PCdoB, que era suplente e se despediu do Legislativo caxiense na última semana.

02/02/2016 - 20:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo