Voltar para a tela anterior.

Associação Atlética Banco do Brasil Caxias do Sul poderá ser declarada de utilidade pública

A proposta dos vereadores Guila Sebben/PP e Pedro Incerti/PDT retornará ao plenário para segunda discussão e votação final


A Associação Atlética Banco do Brasil Caxias do Sul (AABB) poderá se tornar de utilidade pública. De autoria dos parlamentares Guila Sebben/PP e Pedro Incerti/PDT, a proposta que trata do assunto foi apreciada em primeira discussão na sessão ordinária desta quarta-feira (09/12). O texto (PL 175/2015) voltará ao plenário para segunda discussão e votação final.

Na exposição de motivos, os autores argumentam que a entidade desenvolve um relevante trabalho social, por isso o pedido para transformá-la de utilidade pública. Com essa declaração, ela tem a possibilidade de buscar recursos junto a poderes públicos.

No projeto, Guila e Incerti detalharam um pouco sobre a trajetória da AABB. Segundo eles, em 27 de fevereiro de 1957, um grupo de funcionários da agência Caxias do Sul do Banco do Brasil, durante um evento de despedida de um dos colegas, decidiu fundar a AABB Caxias do Sul, com o objetivo de integrar ainda mais a família Banco do Brasil e a comunidade, proporcionando reuniões recreativas, culturais e esportivas. Com a ideia aceita por unanimidade, em 1º de março do mesmo ano, foi iniciada a estruturação da associação.

Em 24 de abril de 1957, realizou-se uma assembleia do grupo, com a finalidade de aprovar estatutos e eleger a primeira diretoria. A direção eleita, com mandato até dezembro do mesmo ano, foi composta por: Dr. Antonio Edwiges Guglielmi de Oliveira (presidente de Honra); Luiz Anísio Portela (presidente Administrativo); Vicente Corrêa de Oliveira (vice-presidente Administrativo); Romolo Segalla (vice-presidente Social); José Aldirio Py (vice-presidente de Desportos), além dos demais diretores e conselheiros previstos no estatuto.

Por volta de 1980, a AABB Caxias do Sul adquiriu um terreno, o atual endereço, e construiu sua sede social, ginásio de esportes e piscinas. Atualmente, a sede conta com salão social, ginásio de esportes, sauna, galpão crioulo, galpão pequeno, campo de futebol sete, duas quadras de tênis, duas piscinas (adulto e infantil), quiosques com churrasqueiras, sala de sinuca, playground e quadra de vôlei de areia.

Entre os trabalhos sociais executados pela AABB Caxias do Sul, os parlamentares mencionam o Programa AABB Comunidade, desenvolvido por meio de convênio com a prefeitura/Secretaria Municipal de Educação e que atende a 100 crianças em risco social no contraturno escolar. Há, ainda, o Projeto Atleta Cidadão, que visa à inclusão das crianças na prática esportiva organizada.

Guila e Incerti lembram, também, que a entidade cede espaços para atividades da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial e de outras Casas de Acolhimento. Os vereadores informam, ainda, que a AABB não tem fins lucrativos e é mantida exclusivamente pelas mensalidades de seu corpo social.

09/12/2015 - 20:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo