Voltar para a tela anterior.

Vereador Washington intermedeia apresentação do Sistema de Monitoramento e Vigilância Integrado de Porto Alegre para Executivo caxiense

O encontro foi proposto pelo parlamentar, que visitou o local e sugeriu o modelo para potencializar a segurança do município


O vereador Washington Cerqueira/PDT, intermediou, nesta quinta-feira (26/11), no Salão Nobre do Centro Administrativo, a apresentação do Sistema de Monitoramento e Vigilância Integrado do Centro Integrado de Comando e Controle – CICC/RS, utilizado em Porto Alegre. Na ocasião, o prefeito Alceu Barbosa Velho recebeu o diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado (CICC/RS) da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, tenente coronel Júlio César Rocha Lopes, que explanou sobre o assunto.

O Sistema de Monitoramento e Vigilância Integrado foi instalado em Porto Alegre em 2014, em virtude da Copa do Mundo, e permaneceu na capital. Atualmente conta com mais de 800 câmeras de vigilância e o trabalho articulado de 17 órgãos municipais que ajudam a prevenir acidentes, registrar ocorrências, guiar atendimentos médicos, organizar melhor o trânsito, etc.

O encontro foi uma proposta do parlamentar, que por ter sido presidente do Comitê Copa Caxias 2014, visitou o local e sugeriu o modelo para potencializar o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o CIOSP Caxias do Sul. “A intenção em apresentar o Sistema a Caxias é de integrar todos os setores da segurança em um espaço neutro e buscar junto à iniciativa privada auxílio na questão financeira, pois podemos utilizar as câmeras de vídeo monitoramento já instaladas em bancos, por exemplo, e em contrapartida, estar 24h por dia vigiando a rua”, lembrou.

Caxias do Sul já investe mais de R$ 5,1 milhões/ano em segurança, com a ampliação e manutenção do vídeo monitoramento, à doação de combustível aos órgãos de segurança do Estado, aquisição de armas, munições, fardamentos e coletes para a Guarda Municipal, auxílio-moradia para o policiamento comunitário, contratação de policiais militares reservas para o monitoramento no CIOSP, entre outros.

Acompanharam a exibição o Chefe de Gabinete, Agenor Basso, o comandante do 12º BPM, Tenente Coronel Ronaldo Buss, os diretores das Secretarias Municipais de Segurança Pública e Proteção Social, José Barden da Rosa, e de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Carlos Roberto Noll, representantes do Corpo de Bombeiros, o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Jackson Campani, e o delegado da Polícia Federal, Marcelo Grolli.

27/11/2015 - 13:43
Gabinete do Vereador Washington Cerqueira
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo