Voltar para a tela anterior.

Vereador Washington intermedeia apresentação do Sistema de Monitoramento e Vigilância Integrado de Porto Alegre nesta quinta-feira

O modelo servirá como protótipo para avanços na área de segurança do município


O vereador Washington Cerqueira/PDT, participa, nesta quinta-feira (26/11), às 10h, da apresentação do Sistema de Monitoramento e Vigilância Integrado do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC/RS), de Porto Alegre. A atividade ocorre no Salão Nobre do Centro Administrativo e é promovida pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS).

Na oportunidade, o parlamentar será responsável pela intermediação entre a Prefeitura e o CICC/RS, visto que, por ter sido presidente do Comitê Copa Caxias 2014, visitou o local e sugeriu o modelo para potencializar o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) Caxias do Sul.

O Sistema, herdado pela capital gaúcha em virtude da Copa do Mundo de 2014, conta com cerca de 849 câmeras de vigilância e o trabalho articulado de 17 órgãos municipais que ajudam a prevenir acidentes, guiar atendimentos médicos, organizar melhor o trânsito e até alertar autoridades sobre problemas, como o lixo na rua. Associadas à atuação integrada, são decisivas para muitos serviços, principalmente preventivos.

A partir das imagens captadas, agentes ligados a diversas secretarias decidem diariamente como solucionar as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos. As imagens ficam armazenadas por até 10 dias e, se necessário, podem ser extraídas para posterior análise e uso. No Brasil, só o Rio de Janeiro conta com uma central semelhante.

Caxias do Sul já investe mais de R$ 5,1 milhões/ano em segurança, com a ampliação e manutenção do vídeo-monitoramento, à doação de combustível aos órgãos de segurança do Estado, aquisição de armas, munições, fardamentos e coletes para a Guarda Municipal, auxílio-moradia para o policiamento comunitário, contratação de PMs reservas para o monitoramento no CIOSP, entre outros.

25/11/2015 - 16:05
Gabinete do Vereador Washington Cerqueira
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo