Voltar para a tela anterior.

Vereadora Denise palestra sobre mulheres na política

O evento ocorreu no auditório do Sindiserv e abordou as múltiplas faces da violência ocorrida contra as mulheres


A vereadora Denise Pessôa/PT participou da palestra “As múltiplas faces da violência contra as mulheres”, que ocorreu no auditório do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), na manhã desta quinta-feira (19/11). O evento tratou sobre temas como a violência psicológica, violência no trabalho, a lei Maria da Penha e sobre as mulheres no poder.

A parlamentar falou sobre a importância da participação das mulheres na política, de como elas são a maioria na população brasileira, mas continuam sendo minoria nos espaços de poder. Mesmo sendo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51,5% da população brasileira, 51,7% do eleitorado e ocuparem 41,9 % dos postos de trabalho, as mulheres recebem 27% a menos que os homens. Na política, apenas 12% são prefeitas, 13% vereadoras, 12% governadoras, 14% deputadas estaduais, 9% deputadas federais e 13% senadoras.

Para Denise, além das dificuldades advindas da desigual divisão de tarefas, da dupla jornada de trabalho, das diferenças salariais, outro fator importante que influencia a não eleição de mulheres é a arrecadação financeira para campanhas eleitorais.

De acordo com a vereadora, esses dados ilustram a triste realidade da mulher brasileira. No entanto, apesar dessas dificuldades, a mulher vem conquistando direitos, como a lei Maria da Penha, lei do feminicídio e programas como Minha Casa Minha Vida. Denise finalizou citando Rosa Luxemburgo: “Por um mundo em que sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres!”

19/11/2015 - 17:54
Gabinete da vereadora Denise Pessôa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo