Voltar para a tela anterior.

Câmara homenageia ADCE por trabalho na área social

Entidade, que completa 30 anos, recebeu honraria em sessão solene do Legislativo nesta quarta


A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas - Regional Serra (ADCE) foi homenageada pelo Legislativo caxiense pela passagem dos seus 30 anos nesta quarta-feira (18/11) à noite, no plenário da Câmara Municipal. A sessão solene, conduzida pelo presidente da Casa, Flavio Cassina, destacou o trabalho da entidade na área social, auxiliando instituições que ajudam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na região.

Autor da proposição da homenagem, ao lado de Velocino Uez/PDT, o vereador Washington Stecanela Cerqueira/PDT destacou o trabalho da entidade, criada em 18 em 18 de outubro de 1985 em Caxias do Sul. A ADCE, lembrou, é uma vertente da entidade fundada em 1931, em Bruxelas, capital da Bélgica, e que chegou ao Brasil em 1961. Na sede caxiense, o primeiro encontro ocorreu em 1985, no Centro de Pastoral São Paulo da Cruz. Em 30 anos de história, foram contabilizados 74 eventos e preparados mais de 2 mil dirigentes cristãos para empresas.

A entidade, segundo o vereador, realiza um trabalho social muito importante, ao apoiar "ações que têm como objetivo construir uma sociedade mais justa e igualitária”. Washington tambéu agradeceu aos integrantes da ADCE pelo serviço prestado às pessoas e citou um pensamento, que disse admirar muito: "Um sonho sonhado só é apenas um sonho. Um sonho sonhado por todos nós tem grandes possibilidades de se tornar realidade."

O presidente da ADCE - Regional Serra, Nilto Pelegrino Rech, salientou o trabalho, que já beneficiou 30 mil crianças, por intermédio de doações feitas a entidades, via apresentação de projetos. Ele destacou que a entidade busca auxiliar na construção de um mundo mais justo. "O objetivo é mostrar à comunidade que é possível melhorar a sociedade", declarou Rech.

João Antonio Calcagnotto, que presidiu a entidade em 1993 e 1994, abordou a trajetória da ADCE. Lembrou que, quando fundada em Caxias em 1985, era um clube restrito a homens e que sua mulher batalhou para que fosse criada uma ADCE feminina. "Hoje, todas as ADCEs são mistas", disse. "A ADCE tem seu foco na dignidade humana. Com ela, passei a ver os colaboradores não como objetos, que podem ser descartados, mas como pessoas com dignidade humana."

Representante do Executivo, a secretária de Turismo, Drica de Lucena, destacou a importância da prática da doutrina cristã para mudar um mundo cada vez mais violento, numa referência aos atentados em Paris (França). "Muitas coisas estão acontecendo porque não há a prática da doutrina cristã e por vivermos num mundo marcado pelo individualismo. A ADCE nos lembra desses valores"

A homenagem, apresentada em conjunto com Velocino Uez, teve como apoiadores os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Edi Carlos/PSB, Edson da Rosa/PMDB, Guila Sebben/PP, Gustavo Toigo/PDT, Jaison Barbosa/PDT, Kiko Girardi/PSD, Pedro Incerti/PDT, Rafael Bueno/PCdoB, Virgili Costa/PDT e Zoraido da Silva/PTB.

18/11/2015 - 21:47
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404

Ir para o topo