Voltar para a tela anterior.

Beltrão levanta possível irregularidade na gratificação para servidores da saúde

Segundo o parlamentar, o benefício destinado apenas aos trabalhadores do Pronto Atendimento 24h estaria sendo recebido por 427 servidores de outras áreas


O vereador Rodrigo Beltrão/PT questionou se os recursos para a Saúde em Caxias não estão sendo mal utilizados. A fala, realizada na sessão ordinária desta quarta-feira (18/11), abordou a possível má utilização de um benefício para os trabalhadores do Postão 24h, a limitação da saúde preventiva e a proposta de redução de horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

Beltrão explicou que a Lei Complementar nº181/2002, do então prefeito Pepe Vargas, prevê que os profissionais da saúde do Pronto Atendimento 24h recebam uma gratificação de até 60% sobre o seu salário base. Ele explicou que, atualmente, 160 profissionais da saúde trabalham no Postão 24h, contudo, a própria Secretaria Municipal da Saúde informou durante uma reunião que 427 servidores de diferentes áreas estão lotados no PA 24h. O vereador entende que eles recebem a gratificação sem estar atuando diretamente no atendimento de pacientes. “O Postão compreende o atendimento direto de profissionais da saúde, se a gratificação estiver sendo aplicada incorretamente, são cinco milhões de reais que poderiam ter sido economizados”, explicou. O parlamentar ainda ressaltou que defende o direito do benefício para valorizar os profissionais que trabalham sob pressão, inclusive que a gratificação deveria ser maior pela importância do trabalho.

Beltrão também propôs outra abordagem sobre a saúde pública, ressaltando que a saúde preventiva cobre apenas 26% do território. “Se não está sendo trabalhada a prevenção, vai surtir efeito lá no Postão”, argumentou. No fim de sua fala, o vereador criticou a proposta da Secretaria de Saúde em reduzir meia hora de atendimento nas UBSs, com a intenção de economizar recursos. O tema foi levantado pela vereadora Denise Pessôa/PT. Ela afirmou que a retirada do privilégio para quem não está trabalhando diretamente no PA 24h também faria economia. “Tirar horário de atendimento nas UBSs só vai fazer com que mais pessoas precisem ir ao Postão”, arrematou Denise.

Acompanhe a fala em vídeo clicando aqui.

18/11/2015 - 18:53
Gabinete do Vereador Rodrigo Beltrão
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo