Voltar para a tela anterior.

Discutido projeto para impedir prolongamento da Rua Vereador Mário Pezzi

Assinada por Jaison Barbosa, a matéria busca preservar o complexo da antiga Maesa


O substitutivo 1/2015 ao projeto de lei complementar 25/2014 foi discutido na sessão ordinária desta terça-feira (17/11). De autoria do vereador Jaison Barbosa/PDT, a matéria busca preservar o complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa), na zona central de Caxias do Sul. O texto quer impedir o prolongamento da Rua Vereador Mário Pezzi, no perímetro compreendido entre as ruas Plácido de Castro e Dom José Barea. Hoje, essa possibilidade está prevista no Plano Diretor Municipal. Pela proposta, haveria a descaracterização. Ou seja, a retirada dessa opção. A proposição retornará à pauta, para segunda discussão e votação.

A área da antiga metalúrgica possui mais de cinco hectares (52.951,57 metros quadrados) e foi transferida a Caxias, pelo Estado, sem ônus para a Prefeitura Municipal, em dezembro de 2014. Neste ano, o Executivo local conduziu uma comissão paritária que debateu um plano de ocupação desse espaço e o apresentou ao governo estadual, no último dia 11 de novembro. Com 14 itens, o estudo sugere, por exemplo, um mercado público e a instalação de algumas secretarias municipais.

Durante o debate, o vereador Jaison anunciou que, na próxima segunda-feira (23/11), às 15h, na sala das comissões do Legislativo caxiense, haverá reunião extraordinária da comissão temporária especial pelo tombamento da Maesa. O grupo é presidido pelo pedetista. Afirmou que a intenção será avaliar o estágio de tombamento do complexo. Mesmo assim, o parlamentar lembrou que, em outras oportunidades, o prefeito Alceu Barbosa Velho já teria dado sinalizações favoráveis a tombar a área.

O vereador Raimundo Bampi/PSB mostrou-se simpático à proposta de um mercado, dentro do perímetro da Maesa. O socialista preside uma comissão temporária especial da Câmara voltada a garantir esse tipo de empreendimento, no município.

Quanto ao substituto 1/2015, Jaison explicou o porquê da sua apresentação. Conforme ele, a finalidade consiste em tornar a matéria viável tecnicamente, em relação ao texto da proposição inicial.

17/11/2015 - 20:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo