Voltar para a tela anterior.

Câmara concede título de Cidadão Caxiense

Hermenegildo Faraco de Moraes foi homenageado com a premiação


Na noite desta terça-feira (25), Hermenegildo Faraco de Moraes recebeu o título de Cidadão Caxiense. O Requerimento que deu origem à homenagem é de autoria do Vereador Alaor de Oliveira/PMDB.

Segundo Alaor de Oliveira, a Casa sente-se orgulhosa por promover a homenagem. A concessão do título demonstra que a comunidade caxiense quer homenagear Hermenegildo, homem simples, mas que sempre atuou para o desenvolvimento de Caxias do Sul. É preciso prestigiar essas pessoas que, com altruísmo, anonimato e amor pelo município, provocam mudanças benéficas na comunidade.

Alaor repercutiu a biografia do homenageado, salientando a dedicação às atividades comunitárias.

A presidente da Associação do Bairro Marechal Floriano, Solange Neres, agradeceu os esforços empregados pelo homenageado na entidade, entregando-lhe o diploma de Presidente de Honra da Associação do Bairro Marechal Floriano.

Representando o Executivo, o secretário da Cultura Antônio Feldmann elogiou a iniciativa de reconhecimento por parte da Câmara.

Trago a opinião de todos os meus companheiros de governo quando afirmo que é preciso reconhecer os cidadãos que trabalham pelo bem da comunidade, sem carregar quaisquer desvios de caráter. Pessoas que dignificam a política, por meio do movimento comunitário, sem o qual Caxias não seria a mesma.

Em um discurso emocionado, Hermenegildo relembrou os fatos mais marcantes de sua vida, desde a infância longe de Caxias do Sul até o momento em que participou de ações importantes para a história do município. Ninguém faz o caminho sozinho, sempre estive cercado de amigos que me auxiliaram e que acreditaram em mim. Nem todos hoje estão aqui, mas guardo todos com carinho em meu coração. Não encontro palavras para expressar minha gratidão, pois guardo esta cidade em meu coração e me sinto grato por ter vivido todas estas experiências em minha vida. Só me resta agradecer a Deus por tanta graça recebida.

Hermenegildo Faraco de Moraes, filho de Theodoro Amado Faraco e Maria Xavier de Moraes, nasceu no interior de Vacaria, em 03 de junho de 1927, onde passou a infância e adolescência ajudando seu pai nas lidas do campo e da roça, e também auxiliando nas tropeadas.

Sua história com Caxias do Sul teve início em 1947 quando começou a trabalhar na Firma E. Mosele S/A como vidreiro, permanecendo no cargo até 1973, quando se aposentou por tempo de serviço.

Dentre as atividades públicas, Hermenegildo atuou no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Caxias do Sul e foi integrante do Conselho Municipal dos Transportes do município. A sua trajetória de vida é fortemente associada a criação do movimento comunitário no município. Hermenegildo foi fundador e primeiro presidente da Associação dos Moradores de Bairros de Caxias do Sul, além de participar ativamente do nascimento do bairro Marechal Floriano.

A sua dedicação ao movimento comunitário era tão intensa que Hermenegildo utilizou o porão de sua casa como sede da primeira Associação de Bairros do município, localizada na Rua Coronel Pena de Moraes, em 15 de março de 1960. Com participação importante na inclusive na vida política, foi integrante do Diretório do PTB, MDB, PMDB e candidato a vereador por duas vezes.

O homenageado se destaca ainda por ter fundado o Reno Futebol Clube, em 1949.

 

25/05/2010 - 20:56
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo