Voltar para a tela anterior.

Câmara caxiense destaca as oito décadas do Sindicato dos Bancários em sessão solene desta quinta-feira

A homenagem terá início às 19h30min, no plenário do Legislativo


O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região será homenageado pela Câmara Municipal, nesta quinta-feira (29/10), em virtude do seu aniversário de 80 anos. A sessão solene se inicia às 19h30min, no plenário do Legislativo (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). Proposto pelo vereador Pedro Incerti/PDT e apoiadores, o requerimento 67/2015, que estabeleceu a honraria, foi aprovado pela unanimidade dos parlamentares no mês de agosto deste ano.

Fundado em 24 de outubro de 1935, por 39 bancários, sob a nomenclatura de "Sindicato Caxiense dos Bancários", passou a se denominar Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Caxias do Sul, em 5 de dezembro de 1941. Com base territorial nas cidades de Antônio Prado, Canela, Ipê, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Picada Café, São Marcos e Veranópolis, além de manter sede em Caxias do Sul, a entidade foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho, em 19 de setembro de 1936.

Sendo considerado classista, autônomo e democrático, o Sindicato dos Bancários não visa a fins lucrativos. Durante a sua trajetória, a entidade participou, ativamente, dos movimentos políticos e sociais que envolveram a categoria. Entre as principais demandas buscadas pelo sindicato, estão melhores condições de trabalho, autonomia sindical, direitos humanos e justiça social.

Como apoiadores, assinaram o requerimento os vereadores Adelino Teles/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Edson da Rosa/PMDB, Henrique Silva/PCdoB, Raimundo Bampi/PSB, Washington Cerqueira/PDT e Zoraido da Silva/PTB.

28/10/2015 - 16:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo