Voltar para a tela anterior.

Câmara homenageia trabalho de Spiandorello em prol de Caxias do Sul

Ex-deputado, ex-vereador e conhecido como “Chico da Caixa”, secretário recebeu o Título de Cidadão Emérito


Com o plenário lotado de lideranças políticas e empresariais e de amigos, Francisco de Assis Spiandorello, o Chico da Caixa, foi homenageado com o Título de Cidadão Emérito. A sessão solene de entrega da honraria foi conduzida pela presidente da Câmara Municipal, Flavio Cassina, e se estendeu por mais de duas horas nesta terça-feira à noite, no plenário do Legislativo caxiense.

A homenagem, de autoria do vereador Adelino Teles/PMDB e apoiadores, foi marcada por lembranças da vida de Spiandorello. Nascido em 23 de agosto de 1943, em Caxias do Sul, Chico construiu uma história com suas atividades como funcionário da Caixa e, posteriormente, exercendo funções públicas.

No Legislativo caxiense, Chico foi vereador de 1996 a 2012 e ficou na presidência da Casa nos anos de 2001, 2002 e 2005. Desde 2013, está à frente da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego. Também atuou como secretário municipal da Habitação e do Urbanismo, deputado estadual e vice-prefeito do falecido prefeito Mario David Vanin. Além disso, foi eleito deputado estadual nas décadas de 1970 e 80.

Adelino fez um relato da vida de Spiandorello, destancando alguns aspectos. Quando jovem, contou o vereador, "o garoto demonstrava vocação para oritória e política". E acrescentou: "De gravata borboleta, terno e sapatos, o menino subia sobre a mesa da casa para fazer discursos improvisados."

Destacou ainda o trabalho na Caixa, seu jeito prestativo em auxiliar as pessoas. Lembrou de uma história, em que Chico saiu do banco à noite e deixou preso um grupo de funcionários, obrigando-os a dormir na agência. Citou ainda a atividade junto a comunidades, o que o levou a ingressar na vida política, atuando em prol do desenvolvimento de Caxias do Sul.

Em seus discurso, que se estendeu por uma hora, Chico contou detalhes de sua vida. Lembrou os pais, Martin Francisco Spiandorello, operário da Eberle e goleiro do Flamengo, e a mãe, a professora Líbera Candiago, a infância pobre, os primeiros empregos ainda criança, a família que formou ao lado da mulher, Leoni Maria Siqueira Spiandorello, os filhos, o trabalho na Caixa, a extensa atividade política e a participação em entidades, como lyons clube e as confrarias regionais.

"Trabalho praticamente 15 por dia, para mim parecem ser quatro horas pois faço aquilo que gosto. E quando se faz aquilo que se gosta, não se fica cansado, mas disposto a continuar o trabalho", disse, em uma fala marcada pelas referências a amigos presentes na homenagem.

Representando o Executivo, o secretário Fábio Vanin (Urbanismo) destacou a contribuição de Spiandorello para o desenvolvimento de Caxias do Sul. No final, o coral Stella Aplina se apresentou, cantando duas canções, no desfecho da solene que homenageou o Chico da Caxias, agora condecorado com o Título de Cidadão Emérito.

27/10/2015 - 22:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404

Ir para o topo