Voltar para a tela anterior.

Vereador Guila Sebben valoriza ações do Projeto Pescar

Em Caxias do Sul, a iniciativa está presente em 10 instituições


Os quase 40 anos de história do Projeto Pescar, idealizado pelo empresário Geraldo Linck, foram lembrados pelo vereador Guila Sebben/PP, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (22/10), na Câmara Municipal de Caxias do Sul. Palestrante do projeto há mais de 10 anos, o parlamentar trouxe à tribuna informações sobre a trajetória e o envolvimento da ação com jovens e adultos.

Uma turma de estudantes caxienses do Projeto Pescar vinculado à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) visitou o Legislativo hoje e acompanhou as declarações do progressista, na plenária. 

De acordo com Guila, o Projeto Pescar teve início em 1976, quando Geraldo Linck presenciou uma agressão de um jovem a um idoso e quis mudar tal realidade. Presidente-fundador da Linck Máquinas S.A., Geraldo abriu as portas de sua empresa para que 15 jovens em situação de vulnerabilidade social pudessem aprender uma profissão. Para isso, capacitou o grupo, ministrando um curso de Mecânica Automotiva. Com o passar dos anos, as turmas aumentaram e os resultados tornaram-se expressivos, a ponto de o Projeto Pescar se expandir a outras empresas a partir de 1988.

Presente em 12 Estados brasileiros e na Argentina, no Paraguai e em Angola, com mais de 110 unidades – 10 delas em Caxias do Sul –, o Projeto Pescar visa ser a maior e mais completa rede colaborativa para auxiliar jovens em vulnerabilidade social, conforme detalhou Guila. Segundo ele, mais de 99% dos jovens que participaram do projeto recomendariam o curso para os amigos.

Em todo o mundo, conforme o progressista, mais de 25 mil jovens já foram formados pelo projeto, que possui taxa de empregabilidade superior a 97% para os concluintes do curso, num prazo máximo de um ano.

O parlamentar observa que não são todos os jovens que possuem condições de estudo e trabalho ou lazer no turno inverso ao escolar. Conforme Guila, a participação no Projeto Pescar envolve disciplina, cidadania, educação e conhecimento, sob orientação de palestrantes, muitos deles voluntários. O vereador Edson da Rosa/PMDB acompanhou o progressista. Também palestrante no projeto, Edson o considera uma iniciativa que pensa o futuro da sociedade.

22/10/2015 - 18:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo