Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas recebe Senadora Ana Amélia Lemos

Em reunião extraordinária realizada na tarde desta segunda-feira (19/10), a senadora destacou a importância da agilidade nos processos envolvendo as Micro e Pequenas Empresas


Na tarde desta segunda-feira (19/10), a senadora Ana Amélia Lemos/PP participou da reunião extraordinária da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, presidida pelo vereador Guila Sebben/PP. Na reunião, que contou com a participação de diversas entidades representativas da indústria e do comércio caxiense, a senadora destacou a importância da união das entidades para o fortalecimento político do país: “Cobrem dos seus representantes medidas que criem um ambiente favorável para o crescimento de cada empresário da região”, disse a senadora.

O diretor executivo da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul, Victor Hugo Gauer, pontuou a necessidade de rever a legislação que norteiam a aplicação das cotas para deficientes. Ana Amélia destacou que essa exigência vem preocupando inúmeros empresários do Brasil, e que a lei deve ser revista e adaptada à nossa realidade.

Em relação às micro e pequenas empresas, a senadora, que é 2ª vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, ressaltou a demora que o Rio Grande do Sul enfrenta para a formalização de uma empresa: “Porto Alegre demora cerca de 266 dias úteis para se abrir uma empresa com todos os alvarás e licenças necessários. Isso é um atraso e um desrespeito ao empreendedor”, disse a senadora.

Carlos Hundertmaker, diretor de Apoio à Microempresa e Empresas de Pequeno Porte na Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, ressaltou que a secretaria está se dedicando ao Fórum das Micro e Pequenas Empresas e a criação de Frentes Parlamentares como a caxiense em todos os municípios do RS. No Fórum, Carlos colocou que estão  discutindo uma lei para inserir empreendedorismo nas séries iniciais do ensino fundamental. O representante do governo estadual também pontuou acerca da legislação de incêndio no nosso estado: “Outra questão que enfrentamos é o retrocesso em função da Lei Kiss, que gera a negativa de inúmeros alvarás no estado, o que impossibilita, muitas vezes, a abertura de novas empresas”, disse Hundertmaker.

Na mesma linha, a senadora destacou que esse atraso desestimula o empresário e o investidor em nosso estado, pois ambos enfrentam uma burocracia muito grande: “Temos inúmeros exemplos de empresas que estão saindo do estado porque a Fepam demora 3 anos para emitir uma licença, por exemplo. Isso é inadmissível. Somos um estado totalmente ineficiente e isso tem que mudar logo, pois se deixarmos assim vamos perder nosso posto de estado empregador”, disse Ana Amélia.

O vereador Guila Sebben concluiu a reunião ressaltando a importância da vinda da senadora para aproximação dos empresários e das entidades representativas com a senadora gaúcha: “Em um período de crise política e econômica, o estreitamento dessa relação entre a comunidade empresarial e o Congresso é fundamental, pois dá ânimo e fortalece as micro e pequenas empresas”, disse o parlamentar.

Participaram da reunião representantes da CIC, CDL, Sindilojas, Sebrae, Sinduscom, Sescon, GarantSerra, Sindigêneros, Junta Comercial, Prefeitura de Caxias, Microempa e SHRBS. A Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas é composta pelos vereadores Edson da Rosa/PMDB, Washington Stecanela/PDT (Velocino Uez/PDT), Daniel Guerra/PRB, Kiko/PSD, Henrique Silva/PCdoB, Neri O Carteiro/SD e Raimundo Bampi/PSB.

19/10/2015 - 19:03
Gabinete do Vereador Guila Sebben
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo