Voltar para a tela anterior.

Vereador Jaison Barbosa protocola Projeto de Lei que reconhece a Avenida Júlio de Castilhos como lugar de manifestação cultural de Caxias do Sul

Cópia do Projeto de Lei foi entregue pelo parlamentar, nesta quinta-feira (15/10), ao presidente da Amob Centro


Nesta quinta-feira (15/10), o vereador Jaison Barbosa/PDT entregou cópia de Projeto de Lei de sua autoria ao presidente da Associação dos Moradores de Bairro (Amob) Centro, Marcos Doncatto. Na ocasião, o vereador destacou a importância de reconhecer a Avenida Júlio de Castilhos como um espaço para manifestação cultural no município, para fins de registro como Bem de Natureza Imaterial da cidade.

Na exposição de motivos do Projeto de Lei, grifa-se a afirmativa que tornar a Avenida Júlio de Castilhos um patrimônio imaterial é atender um anseio da comunidade através de um pedido realizado pela Amob Centro, que consultou inúmeros empreendedores e moradores da Avenida. A história de um povo é formada por suas manifestações sociais e culturais. O patrimônio cultural deste povo é construído pelos bens materiais como prédios, monumentos, objetos, entre outros, e de natureza imaterial, representado pelos significados atribuídos a lugares, festas populares, manifestações e práticas culturais ligadas à história de uma comunidade.

Neste sentido, a Avenida Júlio de Castilhos, localizada no coração do município e que na época da então Colônia Caxias era chamada de Rua Silveira Martins, conhecida também como Rua Grande, foi ao longo de sua trajetória o centro econômico, cultural e social de nossa “pérola das colônias”, frase esta cunhada por Júlio Prates de Castilhos ao visitar Caxias quando era mandatário do Estado.

16/10/2015 - 14:50
Gabinete do Vereador Jaison Barbosa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo