Voltar para a tela anterior.

Câmara homenageia os 30 anos Pastoral da Criança em Caxias do Sul

Entidade fundada em 1985 no bairro Cruzeiro atende a cerca de 2.700 crianças no município


Os 30 anos de dedicação dos integrantes da Pastoral da Criança em Caxias do Sul, em defesa da vida e do desenvolvimento pleno das crianças, foram reverenciados nesta quinta-feira à noite (15/10), em homenagem na Câmara Municipal. A solenidade, conduzida pelo presidente Flavio Cassina, foi acompanhada pelas líderes, que realizam o trabalho junto às famílias, padres e apoiadores do projeto que se dedica a dar um futuro melhor a milhares de pessoas.

A vereadora Denise Pessôa/PT, que propôs a homenagem, destacou a história e o trabalho da Pastoral na cidade. "Em toda minha atuação parlamentar, confesso que um dos movimentos que mais me ensina e me faz um ser humano melhor é a Pastoral do Criança, porque é solidariedade e luta pela vida na prática diária", disse Denise.

A Pastoral da Criança, lembrou a vereadora, iniciou as atividades no país em 1983, em Florestópolis (PR), com a Zilda Arns Neumann. Dois anos depois, o trabalho começou em Caxias do Sul, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Cruzeiro. Nos anos seguintes, a Pastoral chegou a outros bairros. Atualmente, abrange inúmeros bairros e, inclusive, outros municípios da região, num total de 28 paróquias. "Estima-se que sejam atendidas por volta de 2.700 crianças, 135 gestantes e 2.900 crianças", disse Denise.

Irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral, destacou o trabalho realizado no Rio Grande do Sul. Segundo ela, as líderes acompanham hoje cerca de 37 mil crianças e 2 mil gestantes, envolvendo 31 mil famílias. "Todos os meses essas crianças são visitadas, não por anjos, mas por pessoas de carne e osso", disse. São, segundo ela, 7 mil voluntários no Estado, cujo trabalho resulta na diminuição da mortalidade infantil e da desnutrição. "Para nós, é ótimo saber que as crianças assistidas pela Pastoral dificilmente vão a óbito."

Apesar da redução desses índices, há outros problemas que preocupam a Pastoral. Um deles é a obesidade infantil, que vem aumentando nos últimos anos. "A realidade atual nos convida a repensar os hábitos alimentares, para preservar a saúde", disse Vera Lúcia, que também destacou a importância de as crianças terem espaços para brincarem.

A diretora da Infância e Juventude da Fundação de Assistência Social (FAS), Inês Sozo, considerou vital a contribuição da Pastoral, mesmo com o aumento de políticas públicas focando na saúde da criança. "É um trabalho de fundamental importância, porque é na primeira infância que a criança precisa ser incentivada para ter um desenvolvimento integral", disse.

O requerimento da homenagem, protocolado por Denise Pessôa, teve como apoiadores os vereadores Daiane Mello/PMDB, Edson da Rosa/PMDB, Henrique Silva/PCdoB, Kiko Girardi/PSD, Neri, O Carteiro/SD, Rafael Bueno/PCdoB e Rodrigo Beltrão/PT.

15/10/2015 - 21:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404

Ir para o topo