Voltar para a tela anterior.

Nunes destaca mobilização por um projeto de iniciativa popular para reduzir o subsídio dos vereadores caxienses

A bancada do PRB está buscando 16 mil assinaturas para viabilizar a proposta


A mobilização por um projeto de lei, de iniciativa popular, para reduzir o subsídio dos vereadores caxienses, ganhou destaque no pronunciamento do vereador Renato Nunes/PRB. Ele ocupou a tribuna do plenário, na sessão ordinária desta terça-feira (13/10). Detalhou que, nas últimas semanas, a bancada do Partido Republicano Brasileiro, liderada pelo vereador Daniel Guerra, começou uma coleta de assinaturas. Atualmente, o subsídio mensal dos parlamentares locais é de R$ 9.522,29.

Nunes disse que são necessárias 16 mil delas (5% do eleitorado caxiense), para protocolar uma proposta dessa natureza, na Câmara. Informou já ter agregado três mil.

De acordo com Nunes, para ser apresentado por vereadores, a proposição necessitava de oito assinaturas (um terço da composição parlamentar da Casa), mas que não foi possível alcançar a referida soma. Anunciou que diversas manifestações estão agendadas para esta semana, a fim de obter mais assinaturas da comunidade.

Como exemplo, por meio do painel eletrônico do plenário, Nunes exibiu e comentou duas reportagens referentes às câmaras municipais de Santo Antônio da Platina, no Paraná, e de Uberlândia, em Minas Gerais. A primeira reduziu o subsídio de seus parlamentares. A outra iniciou um movimento para atingir o mesmo objetivo.

Em seguida, Guerra voltou a citar projeto de sua autoria, que já tramita na Casa. Ele requisitou a extinção da chamada verba de representação dos cargos em comissão da Prefeitura (50% de adicional, calculado sobre o salário básico). “Na Câmara, deveriam ser cortados os 80% do diretor-geral e a representação do chefe da Assessoria de Comunicação Social (50%)”, ressaltou.

13/10/2015 - 17:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Renata Chies

Ir para o topo