Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo passa a fazer parte da Galeria de Presidentes do Legislativo caxiense

Ele presidiu a Câmara em 2014, sendo a 52ª foto da série, na sala de reuniões da Presidência


O vereador Gustavo Luis Toigo entrou, oficialmente, na tarde desta quinta-feira (1º/10), para a Galeria de Presidentes da Câmara Municipal de Caxias do Sul, como a 52ª foto da série, disposta na sala de reuniões da Presidência. O parlamentar presidiu a Casa ao longo de 2014. No último dia 26 de setembro, o Legislativo caxiense completou 123 anos de existência. O ato contou com o presidente de 2015, vereador Flavio Cassina, e o prefeito do município, Alceu Barbosa Velho.

Antes do descerramento da foto, o presidente da Câmara agradeceu a Toigo. Hoje, à frente da Casa, o vereador Cassina havia sido vice-presidente de Toigo, em 2014. Para o atual presidente, o seu antecessor teve conduta exemplar no cuidado e na probidade com a gestão administrativa e do dinheiro público. “Toigo também desenvolveu muitos programas que, neste ano, passaram a fazer parte das ações da Escola do Legislativo, recém-colocada em operação. Entre as iniciativas do ex-presidente, estão: a Missão Educativa para a Democracia (Media), o Câmara Convida, o Câmara Encanta, as Visitas Legislativas e a própria Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa”, enalteceu Cassina.

Assim que a sua imagem ficou visível, naquela galeria, Toigo saudou a sua mulher, Patrícia, os filhos Carlos Eduardo e João Augusto, a mãe, Libera, entre outros familiares, amigos, vereadores e servidores da Casa. Ele enfatizou a contribuição dos seus ex-colegas da Mesa Diretora de 2014. Além de Toigo e Cassina, ano passado, a Mesa tinha os vereadores Arlindo Bandeira (2º vice-presidente), Felipe Gremelmaier (1º secretário) e Edi Carlos Pereira de Souza (2º secretário). Salientou a atuação do ex-diretor-geral Normelio Zanotto e dos servidores Eliana Tedesco e José Bianchi, que continuam, respectivamente, nas direções Legislativa e Administrativa.

O ex-presidente ressaltou que, para o seu quadro, escolheu a foto que havia utilizado na divulgação da sua campanha, em 2008, na qual se elegeu vereador titular. “Sinto saudades da Presidência e do convívio mais direto com o corpo funcional, nos momentos de tomada de decisões”, revelou. Ele reforçou a própria honra por, em alguns momentos de 2014, ter assumido como prefeito em exercício do município.

Toigo garantiu o cumprimento de três propósitos: a independência e a autonomia do Legislativo, em harmonia com os demais poderes; a preservação das prerrogativas legais dos vereadores; a aproximação do Parlamento com a comunidade. Retomou alguns dos programas citados por Cassina e reiterou o carinho pela conclusão da Casa de Leitura, inaugurada em outubro do ano passado.

O prefeito Alceu chegou na parte final da cerimônia. Declarou-se amigo de Toigo e interessado em lhe dar um abraço, naquele momento. “As pessoas passam, mas a instituição permanece. No caso da Câmara, Toigo soube construir uma boa história”, parabenizou.

Entre outras autoridades, também prestigiaram o ato de hoje: o vereador Velocino Uez, a diretora-geral da Casa, Grégora Fortuna dos Passos, os secretários municipais da Cultura, Rubia Frizzo, de Governo, Felipe Gremelmaier (vereador licenciado), e de Gestão e Finanças, Gilmar Santa Catharina, os presidentes da Festa da Uva, Edson Nespolo, e da Fundação de Assistência Social (FAS), Marlês Andreazza, e o vigário da Paróquia do Pio X, Cláudio José Pezzoli.

 

Saiba um pouco mais sobre o ex-presidente Toigo

O vereador Gustavo Luis Toigo, presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, no decorrer de 2014, nasceu em Caxias do Sul, em 27 de julho de 1969. Filho de Victório Carlos Toigo e Libera Carlina Vizentin Toigo, é casado com Patrícia e pai de Carlos Eduardo e João Augusto. Desde 1999, está filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em 2004, com 1.967, obteve a primeira suplência da XIV legislatura (2005-2008) e exerceu mandato de 1º de janeiro de 2005 a 31 de março de 2006, período em que liderou a bancada do PDT. De 2007 a 2008, atuou como secretário municipal do Desenvolvimento Urbano.

Com 3.544 votos, elegeu-se para a XV legislatura (2009-2012). No decorrer dos quatro anos de mandato, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação da Casa. Em 2012, conquistou a reeleição com 2.115 votos. Em 2013, foi o líder do governo municipal, na Câmara. Em 2015, preside a Comissão Temporária Especial da Pacificação Restaurativa.

Graduado em Direito, Toigo se encontra licenciado da função de servidor público estadual (policial civil), para o exercício do mandato parlamentar. Em julho de 2002, foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Anteriormente, em 2000, em Los Angeles, junto à Polícia do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, realizou o curso de gerenciamento de crises. Em 2001, concluiu o curso de preparação para a magistratura, promovido pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris). Em 2007, coordenou a 3ª Conferência Municipal das Cidades. Em 2 de abril de 2008, obteve reconhecimento com a medalha Monumento Nacional ao Imigrante.

01/10/2015 - 17:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo