Voltar para a tela anterior.

Vereadores do PT denunciam sucateamento na Hidrometria e assedio moral contra servidores do Samae

O debate surgiu após a visita dos parlamentares ao setor e das denúncias por parte de servidores em estágio probatório


Os vereadores da bancada do PT, Denise Pessôa e Rodrigo Beltrão, denunciaram irregularidades no setor de Hidrometria do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) durante a sessão ordinária desta terça-feira (29/09). Os parlamentares consideraram que o setor, responsável por cerca de 100 mil hidrômetros na cidade, se encontra sucateado e com a homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vencida desde 2001. Além disso, destacaram que os servidores em estágio probatório daquele local estão sofrendo assédio moral. Eles pretendem levar o caso para a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS) da Câmara.

O vereador Beltrão afirmou que, após o pedido de informações da bancada do PT sobre a troca de hidrômetros, ficou constatado a compra de 71 hidrômetros com defeito. Além disso, três servidores na função de ajustadores de hidrômetros denunciaram que passaram a sofrer assédio moral após o pedido. “Os servidores estão em estágio probatório e isso tem servido como chantagem. Isso é inadmissível”, argumentou Beltrão.

O parlamentar também constatou que a troca de hidrômetros não oferece segurança nenhuma. Ele alertou que, durante a visita realizada nesta segunda-feira (28/09), foi constatado que a homologação do Inmetro está vencida desde 2001, quando deveria ser atualizada a cada 12 meses. “O presidente do Samae põe a mão no fogo defendendo a empresa que afere os medidores, porque ela tem uma bancada de referência homologada pelo Inmetro, mas é a mesma empresa que cometeu um erro básico com 75 hidrômetros em Caxias”, explicou o vereador. No fim de sua fala, o parlamentar voltou a abordar os casos de assédio moral. “Vamos fazer com que a letra fria do assédio moral se torne uma lei em aplicação para acabar com esses abusos e absurdos no serviço público”, concluiu.

Já a vereadora Denise informou que a bancada está encaminhando uma solicitação para a Comissão de Direito Humanos receber o depoimento dos servidores. “Eles estão sendo pressionados pela chefia por não estarem de acordo com o que está acontecendo. Precisamos verificar o que está ocorrendo naquele setor”, explicou Denise. Além disso, abordou que o setor de Hidrometria vem sendo questionado seguidamente pela mídia e pela população. “As pessoas nos enviam as contas de água com um aumento absurdo de preços. Precisamos averiguar o problema, e não ficar tapando o sol com a peneira ou querendo que o servidor fique escondendo qualquer situação”, argumentou. No fim da sua fala, a vereadora parabenizou a atitude dos servidores. “A coragem de vocês incentiva os servidores públicos a não aceitar o assédio moral”, concluiu Denise.

Veja o vídeo com a fala completa clicando aqui.

30/09/2015 - 14:19
Gabinete da vereadora Denise Pessôa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo