Voltar para a tela anterior.

Sessão ordinária desta terça-feira faz a devolução simbólica de mandatos a cassados da antiga ARS

Em 20 de abril de 1964, os ex-vereadores sofreram acusação por serem comunistas


Um ato de devolução simbólica dos mandatos do então vereador titular Percy Vargas de Abreu e Lima e dos 17 suplentes da antiga Aliança Republicana Socialista (ARS) marcou o início da sessão ordinária desta terça-feira (29/09), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A medida deu efeito à resolução 246/A, que se originou do projeto de resolução 11/2013, de autoria do vereador Henrique Silva/PCdoB, aprovado por unanimidade, na plenária do último dia 8 de abril.

A matéria tornou nulo o requerimento que havia cassado os parlamentares da ARS, em 20 de abril de 1964, na 5ª legislatura da Câmara Municipal de Caxias do Sul (1964-1968), sob a alegação de serem comunistas. O presidente da Casa, vereador Flavio Cassina, conduziu a cerimônia.

Henrique ocupou a tribuna, de onde fez o pronunciamento do Legislativo. Para ele, o gesto faz uma reparação histórica e restaura a dignidade do povo caxiense. Suplente da ARS à época, Luiz Pizzetti participou do ato de hoje e recebeu uma cópia daquela resolução, junto com familiares de ex-militantes daquela sigla partidária. A resolução aprovada não produziu efeitos financeiros.

Pizzetti também foi à tribuna, para se manifestar em nome dos integrantes da antiga ARS. Para ele, a sociedade continua diante do desafio, de construir uma sociedade mais democrática. Destacou que a igualdade passa pelo acesso de todos à educação, à saúde e a outros benefícios que são direitos constitucionais.

O referido episódio aconteceu na parte inicial do regime militar brasileiro, implantado entre 31 de março e 1º de abril de 1964, que durou até 15 de janeiro de 1985, com a eleição indireta do falecido Tancredo Neves a presidente da República. No chamado golpe de 1964, o então presidente João Goulart terminou deposto, sendo substituído por Humberto de Alencar Castelo Branco, o primeiro presidente da ditadura.

 

Confira a lista dos cassados, em 20 de abril de 1964:

Percy Vargas de Abreu e Lima (titular)

Henrique Ordovás Filho (suplente)

José Antonio Finimundi (suplente)

Nilo josé Corte (suplente)

Andradina M.O Gonçalves (suplente)

Leovegildo Nery de Campos (suplente)

João da Silva Ramos (suplente)

Ernesto Bernardi (suplente)

Luiz Pizzetti (suplente)

Darcy Gonçalves (suplente)

Ruy da Silva Britto (suplente)

Alaor Irani Rocha (suplente)

Renato Tarciso Viero (suplente)

Antonio Lisboa da Silva (suplente)

Enio Fávero (suplente)

Armin Damian (suplente)

Clóvis Antonio Sperandio (suplente)

Pedro Myrtes de Lima Vargas (suplente)

29/09/2015 - 18:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo