Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal outorga a Medalha Honeyde Bertussi de 2015 a três personalidades do tradicionalismo gaúcho

Os agraciados são Clovis Tadeu Garcez (honraria especial), Cedino Gomes Machado e Juarez Nunes da Silva


O reconhecimento a três personalidades do tradicionalismo gaúcho, pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, ocorreu por meio da outorga da Medalha Honeyde Bertussi de 2015. A solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira (17/09), no plenário do Legislativo caxiense. A comenda especial ficou com Clovis Tadeu Garcez. A homenagem também contemplou Cedino Gomes Machado e Juares Nunes da Silva. Os nomes constam do projeto de decreto legislativo 7/2015, assinado pelo Mesa Diretora e aprovado por unanimidade no último dia 9 de setembro. O presidente da Casa, vereador Flavio Cassina, conduziu a cerimônia.

Segundo secretário da Mesa Diretora, o vereador Pedro Incerti fez o pronunciamento do Legislativo. Na visão do parlamentar, os homenageados estampam o orgulho de ter nascido no Rio Grande do Sul. Acrescentou que eles defendem a terra gaúcha com bravura, conhecem e valorizam a história sul-rio-grandense. Em momentos intercalados, o vereador leu o currículo de cada agraciado.

Depois receber a respectiva comenda, cada homenageado manifestou-se a partir da tribuna. Cedino Machado declarou que Honeyde continua sendo o seu ídolo, pois classifica as músicas do falecido artista como as suas preferidas. Apesar do cultivo à parte artística, destacou ter predileção pela lida campeira, a partir do tiro de laço, a cavalo.

Cedino não deixou de ser crítico. "Gaúchos de apartamento denunciam que laçar o gado seria um tipo de mau trato ao animal, o que se trata de um absurdo", vociferou. Ele ponderou que o desgaste de cada rês, em uma prova do gênero, seria bem menor que a própria caminhada diária de cada bicho, pelo campo. "A rês percorre 130 metros, entre os bretes, e faz 12 voltas. No total, em média, durante a prova, anda 1,5 mil metros", detalhou.

Juarez Nunes salientou que o típico tradicionalista vive o permanente desafio de superar um ambiente homogêneo e avesso à cultural regional. "Nenhuma cultura pode se sobrepujar a outra. É preciso valorizar a preservação histórica", observou. Para o pesquisador, os Irmãos Bertussi (grupo de Honeyde e Adelar) souberam, ao seu tempo, colocar alma e sentimento na sua música, levando-a para outros estados, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Nunes ainda se emocionou ao citar a sua esposa.

Muito comovido, Clovis Tadeu mencionou diversas parcerias musicais que, como gaiteiro, formou ao longo da carreira, incluindo, entre outros, Honeyde e César Passarinho. "Mesmo no exercício de outras atividades profissionais, o tradicionalismo sempre esteve dentro de mim", enalteceu. Ao término da cerimônia, ele reuniu antigos parceiros e executou canções características do jeito serrano de cultuar o Rio Grande, como "Te Conto Patrício" e "Oh de Casa" (música antológica dos Irmãos Bertussi).

Em breves declarações, falaram o secretário municipal do Esporte e Lazer, Jó Arse, e o coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Raul Teles. Jó enfatizou que o perfil acolhedor de Caxias favorece a proliferação de centros de tradição gaúcha. Disse que, como a capital dos CTG, o município possui mais de 90 centros. Teles saudou o mérito dos agraciados.

A comemoração alusiva ao dia 20 de setembro de 1835 remonta ao início da Revolução Farroupilha, conflito que durou até 1º de março de 1845, data do acordo de Ponche Verde. Os gaúchos demonstravam insatisfações políticas e econômicas em relação ao Império da época. Não concordavam com os impostos cobrados sobre charque, couros e erva-mate. Em contrapartida, produtos importados da Argentina e do Uruguai recebiam incentivos do governo.

 

Saiba mais sobre os homenageados

Cedino Gomes Machado nasceu em 23 de julho de 1943, na localidade da Mulada, no distrito de Criúva, em Caxias do Sul. Desde a infância, acostumou-se com a lida campeira, no manejo de roças diversas e do gado. Aos 26 anos de idade, com o objetivo de estudar e ser policial, veio a residir na cidade de Caxias. Concluiu o Ensino Médio, qualificação exigida para o concurso aos cargos de inspetor e escrivão da Polícia Civil. Aprovado no concurso e no curso, ministrado na Academia de Polícia, ele chegaria a delegado, chefiando a Delegacia de Polícia de Arroio Grande (RS). Antes, em 1983, havia se formado em Direito. Em 1996, aposentou-se em Vacaria (RS) e fixou residência em São Marcos. É um dos fundadores e já foi patrão do Piquete Chaleira Preta. Dedica-se ao tiro de laço.

Clovis Tadeu Garcez é natural de Vacaria. Desde os dois anos de idade, reside em Caxias do Sul. Aos oito anos de idade, ganhou dos pais o primeiro instrumento musical, o acordeão. Aos 17 anos, entrou no Conservatório de Música Rossini, em Caxias, comandado pelo professor Leonardo Caffi, onde se tornou músico profissional. Ao lado de Os Gaudérios, tocou por 16 anos. Com os 3 Vaqueanos, apresenta-se desde 1974 até hoje. Formam o trio Clovis, Clevis (filho) e Ronei Garcez (sobrinho). Escreveu letras gravadas por grandes talentos da música gaúcha, como "Te Conto Patrício", primeiro chamamé gravado no Rio Grande do Sul, em 1975, e regravado pelos Irmãos Bertussi, em 1993. Atua no comércio, com a Óptica Luxo. Foi servidor público municipal por 20 anos.

Nascido em 27 de março de 1961, em São Francisco de Paula (RS), Juarez Nunes da Silva é formado em Ciências Contábeis, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Na formação militar, está a função de capitão R/2 do Exército Brasileiro. Atua como empresário em consultoria, na Prosperat Assessoria Empresarial. Como integrante do CTG Imigrantes e Tradição, foi patrão de 1997 a 1999. Possui contos premiados no Concurso Literário de Caxias do Sul (2009, 2010, 2011 e 2015) e em Farroupilha (2014). Em 12 de março passado, lançou o livro "A Terra dos Quatro Ventos" (Lorigraf, 2015), que resultou de dez anos de pesquisas, tratando das origens do gaúcho, Guerra dos Farrapos, usos, costumes, biografias e símbolos.

Obs.: Outra homenageada, Loé Ramos Moreira comunicou à Câmara que, por compromissos já agendados anteriormente, não receberia o prêmio neste ano.

 

Conheça um pouco sobre Honeyde Bertussi

Honeyde Bertussi foi um compositor, cantor e acordeonista. Já falecido, ele era do distrito de Criúva. Ficou conhecido como o "Cancioneiro das Coxilhas". O mesmo nome intitulava um programa que apresentava na Rádio Caxias. Ficou famoso por suas composições. Com o seu irmão Adelar Bertussi, ex-vereador (1973-1982) e ex-presidente do Legislativo caxiense (1982), formou o grupo Irmãos Bertussi. Em São Jorge da Mulada, em Criúva, situa-se o Memorial Irmãos Bertussi.

 

Histórico da Comenda Medalha Honeyde Bertussi

A comenda foi instituída pelo decreto legislativo 72/A, de 19 de novembro de 1998, a partir da iniciativa do ex-vereador Francisco Spiandorello. A honraria contempla pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços em prol da cultura tradicionalista gaúcha, no âmbito de Caxias do Sul. A distinção especial se destina a quem se destaque na defesa do tradicionalismo, em nível estadual ou nacional.

Desde que entrou em vigor, a distinção sofreu alterações. Em setembro de 2006, o vereador licenciado Edio Elói Frizzo e o vereador Edson da Rosa fizeram com que o número de agraciados aumentasse de dois para até três, além da criação da comenda especial. Eles propuseram que a comissão julgadora ampliasse a participação de vereadores representando a Câmara Municipal, de dois para três.

Em agosto de 2011, a partir de proposta da vereadora Denise Pessôa, ficou estabelecido que, entre os homenageados de cada ano, haveria, no mínimo, uma mulher. Outra medida dela foi para que, entre os três parlamentares que representassem o Legislativo na comissão avaliadora, existisse, pelo menos, uma vereadora.

17/09/2015 - 22:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo