Voltar para a tela anterior.

Adelino Teles apresenta história na Câmara de Vereadores

Parlamentar discursou sobre o Acampamento Farroupilha em Caxias do Sul


Os 30 anos do primeiro Acampamento Farroupilha de Caxias do Sul foram tema do pronunciamento do vereador Adelino Teles/PMDB, o Magrão, nesta quinta-feira (17/09), na Câmara Municipal.

Em meio à tradicional semana de festejos do povo rio-grandense, o peemedebista resgatou a origem do acampamento, que começou em setembro de 1985, na Praça João Pessoa, no bairro São Pelegrino.

Por meio de relatos de tradicionalistas que tiveram aquela iniciativa, de reportagens do jornal Pioneiro e de fotografias, o parlamentar apresentou no plenário a história que neste ano completa três décadas.

O acampamento foi idealizado por moradores e trabalhadores do bairro, apaixonados pela cultura gaúcha. Na praça, eles montaram um palco e um galpão, onde no decorrer da Semana Farroupilha de 1985 houve música, dança, mateada e gaúchas e outras manifestações da cultura.

A Praça João Pessoa sediou o acampamento por mais dois anos. Depois, o encontro gauchesco foi transferido para o Parque Cinquentenário e, posteriormente, para os Pavilhões da Festa da Uva, onde ocorre até hoje.

Estiveram no plenário para assistir ao pronunciamento alguns dos pioneiros do acampamento, como Rubens Candeia, Antíoco Sartor, João Sartor, Rogério Melo, Álvaro Luís Neri Duarte e Dirceu Lopes.

"É um orgulho mostrar essa história que completa 30 anos, um marco na cultura da nossa cidade. Analisando a proporção que o movimento tradicionalista tomou em Caxias do Sul, fica evidente a importância da iniciativa daquele grupo de gaúchos", declarou Adelino Teles.

Na fotografia, da esquerda para a direita: Antíoco Sartor, Rogério Melo, João Sartor, Elizabete Candeia, Rubens Candeia, Adelino Teles, Álvaro Luís Neri Duarte e Dirceu Lopes.

17/09/2015 - 17:51
Gabinete do Vereador Adelino Teles
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo