Voltar para a tela anterior.

Câmara sedia reunião que define programação da Semana de Doação de Órgãos e Tecidos

Atividades começam no sábado (19/07) e se estendem até o dia 27 de setembro


Uma reunião no Legislativo caxiense definiu detalhes da programação da 17ª Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, que será promovida entre os dias 19 e 27 de setembro. O encontro com integrantes do Comitê Municipal de Doação de Órgãos e Tecidos ocorreu na Casa de Leitura e Memória Legislativa na manhã desta quinta-feira (17/09) e reuniu, entre outros, o presidente da Casa, Flavio Cassina, a secretaria de Saúde, Dilma Tessari, e a coordenadora do Comitê, Cristina Lizot.

A abertura oficial da Semana ocorre na segunda-feira (21/09), às 10h, em frente ao Hospital Pompéia, com a solenidade, a participação do Coral da E.M.E.F. Angelina Sassi Comandulli e a montagem de um grande mosaico em formato de coração, símbolo da campanha, com a participação de transplantados e autoridades. Em caso de chuva, o evento será realizado em uma área interna do hospital.

Antes desse dia, no entanto, haverá duas atividades. No sábado (19/09), será celebrada missa na Capela do Hospital Pompéia, em homenagem aos doadores. No domingo, ocorre distribuição de material informativo antes da partida entre Caxias x Portuguesa, marcada para as 11h, pelo Campeonato Brasileiro da Série C. A programação da Semana vai se estender até o dia 27 de setembro, quanto serão realizadas várias atividades, nos períodos da manhã e tarde.

Denominada de Caxias do SIM, a campanha estruturada pelo Comitê busca transformar Caxias do Sul no município com maior índice de "sim" para doação de órgãos e tecidos do Brasil quando a família é consultada. O objetivo da Semana é conscientizar as pessoas sobre a importância da doação e orientar a comunidade sobre como podem tornarem-se doadores.

Presidente da Câmara, Flavio Cassina destacou a importância da campanha, que ajuda a salvar vidas. "O Legislativo se integra à Semana para estimular a doação de órgãos e tecidos. É um gesto humano, de amor ao próximo. A campanha é importante para conscientizar as pessoas sobre os benefícios para a sociedade da doação", disse o vereador.

O Comitê Municipal de Doação de Órgãos e Tecidos, coordenado por Cristina Lizot, é composto pelas Secretarias da Saúde, do Esporte e Lazer (SMEL) e da Educação (SMED), IPAM, Hospital Pompéia, Hospital Geral, Hospital Virvi Ramos, RimViver, NefroClínica, Unimed Nordeste-RS, SSI e Mitra Diocesana, com participação dos Anjos da Esperança e da Câmara de Vereadores.


17/09/2015 - 13:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404

Ir para o topo