Voltar para a tela anterior.

Washington Cerqueira defende projeto de monitoramento 24 horas para Caxias do Sul

O parlamentar inspirou-se em modelo bem-sucedido de Porto Alegre


Um novo sistema de monitoramento, por câmeras, para áreas específicas do município de Caxias do Sul, foi apresentado pelo vereador Washington Cerqueira/PDT, na sessão ordinária desta quarta-feira (16/09). O parlamentar trouxe a ideia após tê-la visto durante recente visita ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na cidade de Porto Alegre.

Do acordo com o pedetista, o experimento resulta de parceria público-privada, por meio da qual agências bancárias adquirem novas câmeras de segurança e de monitoramento, sendo as imagens repassadas, em tempo real, para o CICC. Explicou que, mediante essa prática, os órgãos de segurança municipais podem entrar em ação muito mais rapidamente, quando houver necessidade, não só assegurando a proteção às agências bancárias, mas, também, a lojas, casas lotéricas e demais instituições financeiras.

Na ótica do vereador, em Caxias, as imagens seriam enviadas para um centro de comando já existente, porém deficitário, já que, a seu ver, necessita de investimentos, em ampliação do espaço, equipamentos e servidores. Segundo Washington, a proposta já foi discutida com o prefeito Alceu Barbosa Velho, que teria se mostrado entusiasmado com as perspectivas. O parlamentar ainda frisou que as atuais câmeras de segurança das agências bancárias do município poderiam ser realocadas para os bairros, ampliando a segurança comunitária e inibindo possíveis furtos.

Dados trazidos por Washington apontam que, em Porto Alegre, o CICC recebeu mais de 660 mil ligações telefônicas somente no primeiro semestre deste ano. Possui mais de 700 câmeras de segurança. Garantiu que outras 250 unidades do equipamento estão previstas. "Na Capital, além da integração com instituições financeiras, as câmeras estão vinculadas à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e à Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb)", observou o pedetista.

Washington também deu destaque ao fechamento da Rua Plácido de Castro, aos domingos, para abrigar áreas de lazer. Para ele, que já foi titular da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, é fundamental que o município conceda às comunidades esses bloqueios em ruas, ao longo do final de semana. Salientou que a medida favorece um ambiente familiar para a prática de esportes e lazer. Em apoio ao projeto de monitoramento citado por Washington, manifestaram-se os vereadores Denise Pessôa/PT, Guila Sebben/PP e Gustavo Toigo/PDT.

16/09/2015 - 18:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo