Voltar para a tela anterior.

Comenda Medalha Honeyde Bertussi de 2015 será entregue em sessão solene desta quinta-feira

A outorga acontecerá às 19h30min, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul


Às 19h30min desta quinta-feira (17/09), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, acontecerá a sessão solene de outorga da Medalha Honeyde Bertussi de 2015. Aprovado por unanimidade, no último dia 9 de setembro, o projeto de decreto legislativo 7/2015 prevê uma comenda especial ao tradicionalista Clovis Tadeu Garcez. Os outros três homenageados serão Cedino Gomes Machado, Juarez Nunes da Silva e Loé Ramos Moreira. A proposta do decreto coube à Mesa Diretora da Casa, presidida pelo vereador Flavio Cassina.

A comenda foi instituída pelo decreto legislativo 72/A, de 19 de novembro de 1998, a partir da iniciativa do ex-vereador Francisco Spiandorello. A honraria contempla pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços em prol da cultura tradicionalista gaúcha, no âmbito de Caxias do Sul. A distinção especial se destina a quem se destaque na defesa do tradicionalismo, em nível estadual ou nacional.

Desde que entrou em vigor, a distinção sofreu alterações. Em setembro de 2006, o vereador licenciado Edio Elói Frizzo e o vereador Edson da Rosa fizeram com que o número de agraciados aumentasse de dois para até três, além da criação da comenda especial. Eles propuseram que a comissão julgadora ampliasse a participação de vereadores representando a Câmara Municipal, de dois para três.

Em agosto de 2011, a partir de proposta da vereadora Denise Pessôa, ficou estabelecido que, entre os homenageados de cada ano, haveria, no mínimo, uma mulher. Outra medida dela foi para que, entre os três parlamentares que representassem o Legislativo na comissão avaliadora, existisse, pelo menos, uma vereadora.

A comemoração alusiva ao dia 20 de setembro de 1835 remonta ao início da Revolução Farroupilha, conflito que durou até 1º de março de 1845, data do acordo de Ponche Verde. Os gaúchos demonstravam insatisfações políticas e econômicas em relação ao Império da época. Não concordavam com os impostos cobrados sobre charque, couros e erva-mate. Em contrapartida, produtos importados da Argentina e do Uruguai recebiam incentivos do governo.

 

Conheça os homenageados

Cedino Gomes Machado nasceu em 23 de julho de 1943, na localidade da Mulada, no distrito de Criúva, em Caxias do Sul. Desde a infância, acostumou-se com a lida campeira, no manejo de roças diversas e do gado. Aos 26 anos de idade, com o objetivo de estudar e ser policial, veio a residir na cidade de Caxias. Concluiu o Ensino Médio, qualificação exigida para o concurso aos cargos de inspetor e escrivão da Polícia Civil. Aprovado no concurso e no curso, ministrado na Academia de Polícia, ele chegaria a delegado, chefiando a Delegacia de Polícia de Arroio Grande (RS). Antes, em 1983, havia se formado em Direito. Em 1996, aposentou-se em Vacaria (RS) e fixou residência em São Marcos. É um dos fundadores e já foi patrão do Piquete Chaleira Preta. Dedica-se ao tiro de laço.

Clovis Tadeu Garcez é natural de Vacaria. Desde os dois anos de idade, reside em Caxias do Sul. Aos oito anos de idade, ganhou dos pais o primeiro instrumento musical, o acordeão. Aos 17 anos, entrou no Conservatório de Música Rossini, em Caxias, comandado pelo professor Leonardo Caffi, onde se tornou músico profissional. Ao lado de Os Gaudérios, tocou por 16 anos. Com os 3 Vaqueanos, apresenta-se desde 1974 até hoje. Formam o trio Clovis, Clevis (filho) e Ronei Garcez (sobrinho). Escreveu letras gravadas por grandes talentos da música gaúcha, como "Te conto Patrício", primeiro chamamé gravado no Rio Grande do Sul, em 1975, e regravado pelos Irmãos Bertussi, em 1993. Atua no comércio, com a Óptica Luxo. Foi servidor público municipal por 20 anos.

Nascido em 27 de março de 1961, em São Francisco de Paula (RS), Juarez Nunes da Silva é formado em Ciências Contábeis, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Na formação militar, está a função de capitão R/2 do Exército Brasileiro. Atua como empresário em consultoria, na Prosperat Assessoria Empresarial. Como integrante do CTG Imigrantes e Tradição, foi patrão de 1997 a 1999. Possui contos premiados no Concurso Literário de Caxias do Sul (2009, 2010, 2011 e 2015) e em Farroupilha (2014). Em 12 de março passado, lançou o livro "A Terra dos Quatro Ventos" (Lorigraf, 2015), que resultou de dez anos de pesquisas, tratando das origens do gaúcho, Guerra dos Farrapos, usos, costumes, biografias e símbolos.

Obs.: Loé Ramos Moreira comunicou à Câmara que, por compromissos já agendados anteriormente, é provável que não receba o prêmio neste ano.

 

Saiba um pouco sobre Honeyde Bertussi

Honeyde Bertussi foi um compositor, cantor e acordeonista. Já falecido, ele era do distrito de Criúva. Ficou conhecido como o "Cancioneiro das Coxilhas". O mesmo nome intitulava um programa que apresentava na Rádio Caxias. Ficou famoso por suas composições. Com o seu irmão Adelar Bertussi, ex-vereador (1973-1982) e ex-presidente do Legislativo caxiense (1982), formou o grupo Irmãos Bertussi. Em São Jorge da Mulada, em Criúva, situa-se o Memorial Irmãos Bertussi.

17/09/2015 - 10:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo