Voltar para a tela anterior.

Plenário lota em homenagem aos 50 anos da Lefan

Fundada em 1965, entidade busca dar oportunidades a jovens em vulnerabilidade social


Com o plenário lotado, a Câmara Municipal de Caxias do Sul homenageou os 50 anos da Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan) nesta quarta-feira (09/09) à noite. Mais de 200 pessoas, incluindo crianças e adolescentes beneficiados por projetos da entidade, acompanharam a sessão solene, conduzida pelo presidente Flávio Cassina.

A Lefan, organização não governamental de apoio às famílias necessitadas, foi fundada em 7 de setembro de 1965. Ela oferece cursos profissionalizantes, assessoria aos recicladores, atendimentos jurídico e dentário, entre outros serviços. Coordenados pelo frei Jaime Bettega, cerca de 180 voluntários dedicam parte de seu tempo livre para auxiliar o próximo. Além disso, a Lefan confecciona fraldas geriátricas e ajuda a promover as ações da Pastoral do Pão.

O vereador Gustavo Toigo/PDT, autor da proposta que teve diversos parlamentares apoiadores, ressaltou a amplitude do trabalho da Lefan, citando projetos, escolas e atividades mantidas pela entidade. "A Lefan é uma empresa do bem, que visa a promoção humana", destacou o vereador.

"Os coordenadores da Lefan sempre foram dotados de muita disposição e dinamismo, o que fez com que a organização agregasse muitos projetos e serviços, todos voltados à assistência social, à educação, sobretudo a profissionalizante, instrumentalizado as pessoas a enfrentarem o mercado de trabalho", acrescentou.

Frei Jaime Bettega disse que a homenagem "toca profundamente" os integrantes da Lefan. Lembrou que, ao longo dos 50 anos, alguns projetos deixaram de existir e outros foram criados, numa adaptação a novas realidades. Salientou que um dos propósitos do trabalho é estar atento às necessidades das pessoas. "Não se pode apenas suprir uma necessidade, mas lutar para que essa necessidade seja superada", declarou.

Integrar a Lefan "é uma benção", disse o frei. Ele agradeceu a sensibilidade dos caxienses por acreditarem nas entidades sociais. "Não tem um dia que não chega uma doação, não tem um dia que não chega um voluntário", afirmou. "O mérito não é dos freis, mas de todos que acreditam na Lefan". Em sua fala, ele lembrou ainda que o melhor da vida não é ser ajudado. "O melhor da vida é ajudar-se com a ajuda que se recebe."

A primeira dama e coordenadora de Comunicação do Executivo, Alexandra Della Giustina Baldisserotto citou texto de um jornal do município que retrata o trabalho da Residência Inclusiva Santa Clara, administrada pela Lefan. O trabalho da instituição auxiliou cinco jovens com deficiência a terem uma vida melhor, inclusive com inserção do mercado de trabalho. "Fazer o bem faz bem, e a Lefan mostra isso", disse.

A proposta de Toigo teve como apoiadores os vereadores Adelino Teles/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Daiane Mello/PMDB, Denise Pessôa/PT, Edi Carlos/PSB, Edson da Rosa/PMDB, Flávio Dias/PTB, Guila Sebben/PP, Henrique Silva/PCdoB, Jaison Barbosa/PDT, Kiko Girardi/PT, Neri, O Carteiro/SD, Pedro Incerti/PDT, Rafael Bueno/PCdoB, Raimundo Bampi/PSB, Rodrigo Beltrão/PT, Virgili Costa/PDT e Zoraido da Silva/PTB.  


09/09/2015 - 20:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404

Ir para o topo