Voltar para a tela anterior.

Vereador por um Dia 2015 traz duas sessões simuladas e já conta com 43 inscritos

Nesta quarta-feira, ainda é possível se inscrever para o sorteio de amanhã, às 14h, na Câmara


Quarenta e três instituições já estão inscritas no Programa Estudantil Vereador por um Dia 2015. No decorrer desta quarta-feira (02/09), ainda será possível se inscrever, a partir deste link: http://zip.net/btrW7N. A iniciativa envolve alunos dos colégios estaduais, municipais e particulares da cidade, dos ensinos Fundamental e Médio. Às 14h de amanhã, na Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1.323, Bairro Exposição), acontecerá o sorteio da ordem de participação de cada escola, nas duas sessões ordinárias simuladas deste ano: em 19 de outubro, às 14h, e em 9 de novembro, às 14h.

O presidente da Comissão de Educação do Legislativo caxiense, vereador Zoraido Silva/PTB, destaca que, devido ao interesse de escolas e alunos, houve a decisão inédita de se promoverem duas edições do programa, neste ano. Outra novidade, segundo o parlamentar, será a elaboração do chamado Manual do Vereador por um Dia. "A publicação conterá uma síntese da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno da Câmara, a fim de orientar os alunos-vereadores", explica. Ele acrescenta que cada escola receberá dois exemplares, sendo que um ficará com a instituição e outro, com o estudante.

De acordo com Zoraido, depois de definidos os participantes das duas plenárias, caberá a cada colégio indicar um aluno mediante seleção interna. Ele sugere que, até a realização de cada sessão, os professores estimulem debates entre os estudantes, com temas de interesse da comunidade escolar. Ressalta que a comissão poderá acompanhar esse processo diretamente, nas escolas, por meio de agendamento.

O Programa Estudantil Vereador por um Dia existe desde 30 de junho de 1999, sendo de autoria do falecido ex-vereador Waldemar Jones Biglia. Em 18 de junho de 2001, entrou em vigor outra lei sobre o programa que revogou a anterior, também proposta por Biglia. Desde então, a iniciativa começou a, também, abranger as escolas de Ensino Médio, e não só as do Fundamental. Em 7 de novembro de 2001, por sugestão do ex-vereador Vinicius Ribeiro, passou a valer uma alteração na lei de junho de 2001. A intenção de Vinicius consistiu em classificar os colégios nas categorias de ensinos Fundamental e Médio, em vez de 1º e 2º graus, como era anteriormente.

Outros detalhes podem ser obtidos junto à Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo, com Gabriela Falcão Salvator, pelo telefone: (54) 3218-1634 ou pelo e-mail: vereadorporumdia@camaracaxias.rs.gov.br. Além do vereador-presidente Zoraido Silva/PTB, integram a comissão os vereadores Daniel Guerra/PRB, Edson da Rosa/PMDB, Gustavo Toigo/PDT e Kiko Girardi/PT.

02/09/2015 - 09:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo