Voltar para a tela anterior.

Denise Pessôa reivindica maior espaço às mulheres nas casas legislativas

A parlamentar destacou que, hoje, na UCS, uma conferência municipal debateu o assunto


Maior espaço às mulheres, nas casas legislativas brasileiras, foi reivindicado pela vereadora Denise Pessôa/PT. Na sessão ordinária desta terça-feira (1º/09), a parlamentar repercutiu pautas debatidas ao longo do dia de hoje, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), durante a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Ressaltou que, no momento, aguarda por pauta de segundo turno de discussão e votação, no Senado, uma proposta de emenda constitucional (PEC), para estabelecer cotas femininas, no Parlamento.

A petista detalhou que, se entrar em vigor, a medida destinará 10% das vagas, nas eleições de 2016, 12% no pleito de 2018 e 16% no de 2020. Especificou que, se o percentual mínimo não for atingido, o restante será preenchido pelas candidatas com a maior votação nominal individual entre os partidos. Lamentou o fato de o Brasil ocupar a 116ª posição no ranking de países com a melhor representação feminina, no Legislativo. Citou pesquisas pelas quais, nesse critério representativo, a nação se encontra atrás de países como Paraguai, Ruanda e Uruguai.

Denise destacou que, em âmbito global, já são 13 países com mais de 40% dos parlamentos ocupados por mulheres. "Na Câmara, só eu consegui iniciar esta legislatura, como titular. Ano passado, a ex-vereadora Gladis Frizzo/PSB chegou a assumir por alguns meses. Agora, a vereadora Daiane Mello/PMDB também está na Casa", observou.

01/09/2015 - 18:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo