Voltar para a tela anterior.

Pedido de informações sobre a substituição de hidrômetros feita pelo Samae é aprovado

De autoria da bancada petista, o requerimento recebeu o voto de todos os vereadores presentes na sessão desta quinta-feira


Um pedido de informações ao Executivo caxiense sobre a substituição de hidrômetros feita pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) foi aprovado pelos vereadores, na sessão ordinária desta quinta-feira (27/08), na Câmara Municipal. Assinado pela bancada petista, formada pelos parlamentares Kiko Girardi/PT, Denise Pessôa/PT e Rodrigo Beltrão/PT, o requerimento nº 65/2015 recebeu o voto de todos os presentes na plenária. Conforme a Lei Orgânica do Município, a prefeitura tem 30 dias para responder.

Os autores justificam a solicitação com base em reclamações de consumidores sobre o aumento na conta de água após a colocação de novos equipamentos. "Trocar hidrômetros regularmente é necessário até mesmo para garantir o faturamento do Samae, que é uma autarquia pública e assim queremos que continue sendo. Quando são casos isolados de erros na substituição do equipamento, se resolve. Mas, quando há exageros e o aumento atinge 1000%, é preciso verificar o ocorrido", argumenta o vereador Rodrigo Beltrão/PT, sugerindo maior controle por parte do Samae, a exemplo do que é feito em Novo Hamburgo.

O petista lembrou que, em 1998, quando houve troca de hidrômetros na administração de Pepe Vargas/PT, pessoas que atuavam na autarquia foram prejudicadas e, segundo Beltrão, eram inocentes. "Teve diretor do Samae que caiu por muito menos", recordou.

Os vereadores Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT e Kiko Giardi/PT solicitaram mais esclarecimentos para poder orientar e auxiliar a população. Eles entendem ser necessário informar a comunidade com mais clareza, para evitar novos transtornos e prejuízos.

Presidente da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária (CLPC), o parlamentar Rafael Bueno/PCdoB informou que, no dia 8 de junho, o grupo promoveu uma audiência pública sobre o assunto e todos estavam convidados. Na oportunidade, o diretor-presidente do Samae, Edio Elói Frizzo, esteve na Câmara e detalhou os procedimentos. Segundo Rafael, alguns moradores apresentaram suas demandas, as quais foram atendidas pela autarquia.

Durante a plenária de hoje, o líder de governo na Casa, vereador Pedro Incerti/PDT, reafirmou que os cidadãos que se sentirem lesados devem procurar o Samae. "Essas questões estão sendo resolvidas pontualmente. Ninguém vai cobrar a mais do que é consumido", garantiu o pedetista. Jaison Barbosa acrescentou que, no dia 14 de setembro, às 16h, haverá uma reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, a qual preside, para tratar sobre hidrômetros.

Ainda em relação ao requerimento, Beltrão disse que está sendo apresentado porque as queixas se intensificaram nas últimas semanas. A bancada petista pergunta como é realizada a troca de hidrômetros por parte do Samae e se o cidadão é informado a respeito. Os vereadores também querem saber quais os critérios adotados para a substituição de hidrômetros e o cronograma de troca. Outra indagação é sobre a atitude que deve adotar o consumidor que sentir-se prejudicado. A bancada pede, ainda, cópias de ordens de serviços de determinadas datas, do processo licitatório e do contrato para o fornecimento dos hidrômetros.

27/08/2015 - 22:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo