Voltar para a tela anterior.

Arlindo Bandeira alerta sobre a infestação de mosquitos borrachudos no Interior caxiense

Parlamentar protocolou indicação ao Poder Executivo para que ajude a combater a praga


A recente infestação de mosquitos borrachudos, verificada na zona rural de Caxias do Sul, tem preocupado o vereador Arlindo Bandeira/PP. Na sessão ordinária desta quarta-feira (26/08), o parlamentar relatou que os agricultores estão até mesmo enfrentando dificuldades para executar seu trabalho em razão da quantidade desses mosquitos. Segundo Bandeira, sua assessoria entrou em contato com a Vigilância Ambiental e foi informada que há apenas uma equipe de nove pessoas responsável pelo fornecimento de produtos e equipamentos e também pela orientação aos produtores rurais no combate de pragas.

Conforme o progressista, os principais motivos para o aumento do número de mosquitos neste ano são as queimadas e a caça ilegal, aliadas à ausência de tratamento de efluentes. O esgotamento sanitário que segue para rios e córregos sem o devido tratamento resulta em desequilíbrio ambiental, matando os predadores naturais dos mosquitos e permitindo que as larvas se proliferem mais rapidamente, informou Bandeira. O parlamentar também ressaltou que o mosquito vive de 30 a 35 dias e pode abranger uma área de até dois quilômetros.

Bandeira disse ter protocolado uma indicação, pedindo ao poder Executivo que intensifique uma campanha de combate ao mosquito borrachudo. Também convidou a comunidade para acompanhar uma reunião que terá como tema o combate ao mosquito. Promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, o encontro será nesta sexta-feira (28/08), às 19h, na localidade de Água Azul, em Santa Lúcia do Piaí.

Para evitar a proliferação do inseto, o vereador sugeriu que agricultores e fazendeiros mantenham as estruturas que abrigam os animais longe de córregos e rios, que utilizem aditivos agrícolas somente sob orientação técnica e não desmatem a natureza. Os vereadores Raimundo Bampi/PSB e Rafael Bueno/PCdoB se mostraram interessados no tema. Na opinião deles, o cuidado deve partir não somente das pessoas que moram no campo, como também dos cidadãos que residem na zona urbana e vão ao Interior a lazer ou a trabalho.

26/08/2015 - 20:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo