Voltar para a tela anterior.

Vereador Zoraido da Silva lembra a trajetória do ex-presidente Getúlio Vargas

Durante seu discurso na tribuna, o parlamentar destacou que, neste mês, completam 61 anos da morte do político


    Ex-presidente do Brasil em dois períodos (1930 a 1945 e 1951 a 1954), Getúlio Vargas foi lembrado pelo vereador Zoraido da Silva/PTB, durante a plenária desta terça-feira (25/08), na Câmara caxiense. Da tribuna, o parlamentar destacou que, neste mês, completam 61 anos da morte do político. Natural de São Borja/RS e filiado ao PTB, Vargas suicidou-se em 24 de agosto de 1954, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, então capital federal.

Conforme Zoraido, as gestões de Vargas foram permeadas por significativos investimentos em diversas áreas. "Antes de Getúlio, o país era majoritariamente agrário e rural. Depois de Getúlio, o país passou a ter vocação industrial", assinalou. O petebista contou que o ex-presidente criou relevantes empresas nas áreas de siderurgia, mineração e geração de energia, tais como a Companhia Siderúrgica Nacional, a Companhia Vale do Rio Doce e a Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco. Também foi o responsável pela criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e iniciou a campanha do "Petróleo é Nosso", que resultaria na criação da Petrobras.

Entre as conquistas para a população, Zoraido enumerou a concepção da Justiça do Trabalho, em 1939, e a instituição do salário mínimo, dos direitos trabalhistas, da carteira profissional e das férias remuneradas. Em 1930, Vargas criou o Ministério da Educação e Saúde e, um ano depois, em 1931, elencou os conceitos de educação e saúde públicas.

Em 24 de agosto de 1954, data de seu suicídio, Getúlio Vargas também deixou uma carta-testamento, frisou Zoraido, que leu o documento. No texto, o ex-presidente ressalta que o país sofria com a pressão da oposição, a qual não lhe permitia continuar dirigindo o Estado brasileiro da maneira como desejava, com ações voltadas para os pobres e os desamparados. O vereador informa, ainda, que o texto chama a atenção principalmente por conta da última frase, a qual é assim construída: "serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história".

25/08/2015 - 20:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo