Voltar para a tela anterior.

Atuação do Centro Espírita Alunos do Bem recebe aplausos na Câmara Municipal de Caxias do Sul

O Legislativo homenageou a entidade, nesta quinta-feira, pelas seis décadas de história


A atuação do Centro Espírita Alunos do Bem recebeu muitos aplausos na Câmara Municipal de Caxias do Sul, durante a sessão solene desta quinta-feira (20/08). O Legislativo homenageou a entidade pelas seis décadas de história. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Flavio Cassina, e prestigiada por um plenário lotado.

Proponente da honraria, juntamente com apoiadores, o parlamentar Zoraido da Silva/PTB fez o pronunciamento em nome da Câmara. O vereador contou como surgiu o Centro Espírita e destacou o empenho de muitos voluntários para a construção da sede e para o trabalho espiritual e social realizado nessas seis décadas de história.

Um dos projetos mencionados por Zoraido foi o Cidadania do Bem, em que o Centro beneficia com cestas básicas e atendimento 66 famílias em situação de vulnerabilidade social. "É uma entidade humanitária. A grandeza dessa instituição está nas pequenas ações de todos os dias", elogiou Zoraido. O parlamentar citou o nome de diversas pessoas que, de um modo ou outro, ajudaram a escrever a trajetória do Alunos do Bem. Segundo o vereador, o Centro Espírita é kardecista (em referência ao escritor francês Allan Kardec/1804-1869, propagador da doutrina espírita) e reconhecido pela Federação Espírita Brasileira.

Atual presidente da entidade, Leonir Dutra de Oliveira recebeu a placa da homenagem do Legislativo. E o mais antigo integrante do Alunos do Bem, Orion Cardoso de Siqueira, 73 anos, agradeceu pela honraria e recordou do esforço de vários voluntários. "Somos gratos por esse reconhecimento que simboliza o trabalho de anos e de muitas pessoas que buscam construir uma sociedade mais fraterna e humana", enfatizou Orion. Conforme ele, o Centro Espírita procura levar conforto espiritual a quem precisa e colaborar para o engrandecimento da sociedade. "É também um espaço de caridade e de assistência social, em que as pessoas ajudam e são ajudadas, consolam e são consoladas", frisou.

Participante do Alunos do Bem há 33 anos, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Adiló Didomenico, representou o prefeito Alceu Barbosa Velho. Ele saudou a entidade e a comunidade. De acordo com Adiló, no trabalho espírita, há uma entrega e as pessoas se doam sem pedir nada em troca. "O que vemos e vivemos é a prática do bem e da caridade", pontuou, ao lembrar de Kardec e também dos ensinamentos do médium brasileiro Chico Xavier, que morreu em 2002, aos 92 anos.

Durante a solene, as integrantes do Centro Espírita Sementes de Luz Gabriela Marta e Fabiane Venturazzi leram uma mensagem e parabenizaram o Alunos do Bem pelo aniversário.

O requerimento referente à distinção foi aprovado em plenário. Além do autor Zoraido da Silva, assinaram como apoiadores os parlamentares Adelino Teles/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Daiane Mello/PMDB (atualmente, em licença), Edson da Rosa/PMDB, Flávio Dias/PTB, Gustavo Toigo/PDT, Henrique Silva/PCdoB, Pedro Incerti/PDT, Raimundo Bampi/PSB e Washington Cerqueira/PDT.

 

Saiba mais sobre o Centro Espírita Alunos do Bem:

Localizado no bairro Pio X e fundado em 15 de agosto de 1955, por iniciativa de Vicente Acylino, o Centro Espírita Alunos do Bem organiza, anualmente, cerca de 30 grupos de estudos da doutrina espírita. Com participação de aproximadamente 500 trabalhadores e estudantes, atende semanalmente a um público que varia entre 1,5 mil e 2 mil frequentadores. A instituição também auxilia famílias em situação de vulnerabilidade social.

20/08/2015 - 23:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo