Voltar para a tela anterior.

Vereadores conhecem o “Projeto Hora” do Juizado da Violência Doméstica de Caxias do Sul

Membros da Frente Parlamentar Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres foram recebidos pelo juiz Emerson Kaminski


Vereadores da Frente Parlamentar Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres (FPPFVCM) conheceram, na tarde desta segunda-feira (17/08), o trabalho do Juizado da Violência Doméstica de Caxias do Sul e, especialmente, o "Projeto Hora". A presidente do grupo, vereadora Denise Pessôa/PT, e os parlamentares Daniel Guerra/PRB e Washington Cerqueira/PDT foram recebidos pelo coordenador do juizado que funciona no Fórum caxiense, o juiz Emerson Kaminski, e por sua equipe.

O Juizado da Violência Doméstica começou a atuar na cidade em 27 de novembro de 2014. Segundo a vereadora Denise, a visita ao órgão teve como propósitos conferir o andamento das atividades e colocar o grupo à disposição do judiciário no que se refere a ações de proteção e informação à mulher.  O juiz Kaminski explicou que a estrutura do juizado ainda é pequena, entretanto, os servidores têm se mobilizado para atender o mais rápido possível os processos envolvendo violência ao público feminino.

O coordenador elogiou o empenho de toda a Rede de Proteção à Mulher na cidade. Segundo ele, os casos de agressão são registrados na Polícia e remetidos ao Juizado. Tudo que é relacionado à mulher segue para a Rede de Proteção. Já os homens são intimados para participarem de uma iniciativa que vem gerando bons resultados: o Projeto Hora (Homens: Orientação, Reflexão e Atendimento).

Esse projeto é voltado a homens que agrediram mulheres e procura conscientizá-los para que nunca mais voltem a cometer violência de gênero. Psicóloga judiciária e coordenadora do projeto, Maria Elaene Tubino informa que a proposta se desenvolve em sete encontros e segue uma linha cognitiva comportamental. "Com nosso trabalho, queremos estimular a reconstrução de cada um no seu espaço. O homem é chamado a participar, mas, se não vir a duas reuniões, é excluído. O Projeto Hora é uma mão estendida, mas ninguém é obrigado a ficar", destaca Maria, acrescentando que as atividades são remetidas ao processo. A vereadora Denise Pessôa/PT questionou se os homens apresentam algum traço característico. Maria respondeu que um deles é a omissão.

Psicóloga voluntária no projeto, Nadaby Pites relata que também é feito um acompanhamento. Após 60 ou 90 dias, a equipe entra em contato com os homens participantes para uma reavaliação tanto em relação à própria pessoa quanto ao projeto.

De acordo com Kaminski, o Hora vem proporcionando retorno positivo.  Até agora, dos 254 homens que compareceram, 102 concluíram o projeto, 106 desistiram e 46 continuam. Também houve o encaminhamento de 12 deles à Justiça Terapêutica, para assistência à saúde por causa de uso de drogas e álcool, entre outros.  "Não queremos transformar o conflito de gênero numa vingança, em que se pune ao máximo. Esse trabalho envolvendo o homem é para que a ideia de gênero signifique no sentido de que todos somos iguais", detalha o juiz.

Kaminski propôs aos parlamentares um encontro envolvendo representantes do Legislativo e do Executivo para pensar conjuntamente atividades que reforcem essa consciência nas escolas e que propaguem as ações do juizado.

Os vereadores que acompanharam a visita ficaram impressionados com o trabalho desenvolvido. O parlamentar Daniel Guerra/PRB sugeriu ao juizado que envie informações para serem divulgadas por meio da TV Câmara Caxias. E o parlamentar Washington Stecanela Cerqueira/PDT comentou a relevância de, cada vez mais, informar a sociedade sobre os cuidados e as ações de proteção disponíveis no âmbito público.

Além de Denise (presidente), Washington e Guerra, integra atualmente a FPPFVCM o vereador Rafael Bueno/PCdoB. Na visita de hoje, o grupo contou, ainda, com a presença do assessor parlamentar Cristiano Cardoso e, de parte do Juizado, das estagiárias Márcia Knob (Psicologia) e Jordana Martins (Direito).

17/08/2015 - 18:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo