Voltar para a tela anterior.

Inscritos no Programa Jovem Parlamentar 2015 participam de preparação para a Jornada que ocorre em setembro

Estudantes de Ensino Superior receberam instruções sobre as atividades do Legislativo caxiense


Os alunos inscritos no Programa Jovem Parlamentar 2015 participaram, nesta sexta-feira (14/08), de uma preparação para a Jornada que vai ocorrer em setembro, no Legislativo caxiense. Em uma reunião no plenário da Casa, estudantes de Ensino Superior receberam instruções sobre as competências legislativas e o papel do(a) vereador(a) na sociedade. Também foram eleitos o presidente e o secretário que conduzirão a sessão ordinária da Jornada Parlamentar que foi remarcada para o dia 21 de setembro, com início às 14h, na Câmara.

Presidente da Comissão de Educação, o parlamentar Zoraido da Silva/PTB recepcionou os acadêmicos e relatou um pouco de sua vivência legislativa. O vereador ressaltou que as leis aprovadas em plenário interferem na vida e no cotidiano dos cidadãos. Nesse contexto, ele elogiou os estudantes presentes por demonstrarem o interesse em vivenciar e obter mais informações sobre o trabalho do Parlamento Municipal.

A relações públicas Rejane Lizot deu sequência ao encontro e entregou aos alunos materiais informativos e exemplos de propostas parlamentares, como algumas que viraram lei, após aprovadas pelo plenário e sancionadas pelo Executivo. O chefe da Assessoria Legislativa da Casa, Cristiano Muniz, esclareceu dúvidas sobre elaboração de projetos e demais documentos legislativos e sobre as principais partes de uma sessão ordinária (pequenas comunicações, grande expediente, ordem do dia e pequeno expediente). O servidor alertou os jovens, por exemplo, que os parlamentares não podem propor iniciativas que gerem despesas a outro poder, como o Executivo. Caso fizerem isso, os vereadores estarão incorrendo em vício de iniciativa.

Dos 11 estudantes inscritos e que defenderão suas propostas na Jornada Parlamentar deste ano, sete estiveram na reunião preparatória desta sexta-feira. O grupo elegeu o universitário Gabriel Rodrigues, 22 anos, para presidir a Mesa Diretora, no dia da Jornada. Aluno de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gabriel valorizou a abertura proporcionada pela Câmara à juventude. "Aqui, é o espaço adequado para expressarmos nossa voz e mostrar o que podemos fazer em busca de um mundo com mais justiça social", destacou.

Como secretário da Mesa foi eleito Bruno Rodrigues Montemor, 24, que cursa Marketing na UCS. Também está definido o trio que se manifestará no grande expediente: Isadora Zardin, 18 (aluna de Direito da UCS); Marcos Vinicius Saccaro, 24 (estudante de Ciências Contábeis da UCS); e Maicon Basso dos Santos, 21 (acadêmico de Engenharia Civil da UCS). Na reunião de hoje, compareceram ainda as estudantes de Comércio Internacional da UCS Isadora Mendes, 20, e Milene Gimenes, 22.

 

O programa

O Programa Jovem Parlamentar  está na segunda edição (a primeira ocorreu em 2014) e busca estimular o envolvimento da juventude nas atividades legislativas. O objetivo é possibilitar aos acadêmicos de Instituições de Ensino Superior (IES) a vivência do processo democrático e legislativo por meio da participação em uma Jornada Parlamentar (momento em que ocorre o exercício do mandato em plenário). Mais informações sobre o programa com a área de Relações Públicas do Legislativo caxiense, pelo fone (54) 3218.1695 ou no site www.camaracaxias.gov.br (http://migre.me/rb2bw).

14/08/2015 - 17:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo