Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo repercute as atividades da Semana Municipal de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural

O projeto de lei que institui o evento é de autoria do parlamentar


O vereador Gustavo Toigo/PDT divulgou, na sessão ordinária desta quinta-feira (13/08), a programação da Semana Municipal de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural, que teve início na manhã de ontem. O projeto de lei que institui o evento é de autoria do pedetista e foi aprovado por unanimidade dos parlamentares presentes, na sessão de 16 de junho passado.

O parlamentar contou que os trabalhos começaram com o Fórum Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, com a presença do palestrante Luiz Antônio Custódio, coordenador de Memória Cultural de Porto Alegre. Toigo reproduziu a opinião de Custódio, para quem Caxias do Sul seria um exemplo, em termos de valorização do seu patrimônio. Segundo Toigo, Custódio citou a mobilização dos cidadãos caxienses, pelo tombamento do prédio da Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa) e pela discussão em torno do processo de ocupação.

Na ótica de Toigo, a valorização do patrimônio deve ser ensinada em sala de aula. Ressaltou o fato de o galeto al primo canto ter sido alçado a bem de natureza imaterial. O parlamentar também deu destaque para o tombamento da Igreja Santa Lúcia da 9ª Légua, que completou 100 anos ano passado e se tornou patrimônio, nessa semana de valorização.

Ao final da sua manifestação, Toigo convidou a comunidade para a sessão solene de entrega da Honraria Especial Aldo Locatelli - 100 Anos. A cerimônia da Câmara acontecerá na próxima terça-feira, às 20h, na Igreja São Pelegrino.

13/08/2015 - 19:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Renata Chies

Ir para o topo