Voltar para a tela anterior.

Pedro Incerti convida para a 15ª Agenda na Comunidade, no bairro Planalto Rio Branco e arredores

O parlamentar também lembrou que esta sexta-feira (07/08) é o Dia Municipal de Combate à Violência contra a Mulher


A população caxiense poderá participar, no próximo sábado (08/08), da 15ª Agenda na Comunidade, no bairro Planalto Rio Branco e arredores. O convite foi feito pelo vereador Pedro Incerti/PDT, durante a plenária do Legislativo desta quinta-feira (06/08). O pedetista informa que as atividades promovidas pela prefeitura se iniciam às 8h e a abertura oficial, às 8h30min, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fermino Ferronato, com a inauguração da quadra poliesportiva.

Segundo Incerti, às 10h, o prefeito Alceu Barbosa Velho fará a entrega da ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Planalto Rio Branco. "Secretarias e autarquias municipais participarão da Agenda na Comunidade, com seus serviços, e os moradores são convidados a estarem nessa ação", ratificou o vereador, que é o líder do governo na Casa.

O parlamentar Pedro Incerti também lembrou que esta sexta-feira (07/08) é o Dia Municipal de Combate à Violência contra a Mulher. Instituída pela lei nº 7.780/2014, a data nasceu de um projeto do pedetista, em conjunto com a vereadora Denise Pessôa/PT. Ao mencionar a data, Incerti divulgou ações programadas pelo município e pela Rede de Proteção à Mulher, neste mês e em setembro. Uma das atividades é a 4ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, prevista para 1º de setembro, no Bloco M da Universidade de Caxias do Sul.

Ainda nessa temática, Incerti trouxe estatísticas que impressionam e, na opinião do parlamentar, precisam ser reduzidas. Um dos dados é de que, no Rio Grande do Sul, no primeiro semestre deste ano, foram registradas 35,8 mil ocorrências de violência contra a mulher, num equivalente a mais de oito crimes/hora. "Devemos ampliar esse debate. Se conseguirmos reduzir parte desses casos, já estaremos dando uma contribuição à mulher. Elas precisam buscar defesa e proteção", frisou Incerti.

Denise Pessôa/PT elogiou o pedetista por trazer o assunto a plenário. A vereadora informou que, nesta quinta-feira (06/08), visitou integrantes do Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Pravivis). Segundo ela, Caxias dispõe de uma Rede de Proteção à Mulher bem estruturada. "O que nos incomoda ainda é que nem sempre os casos são registrados pelas mulheres ou chegam às unidades de acolhimento", observa. No comando da Frente Parlamentar pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, Denise disse que o grupo está empenhado a ampliar os trabalhos e as informações de proteção às mulheres.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança e da Comissão do Idoso da Câmara, vereador Virgili Costa/PDT lamentou que 70% dos casos de agressão a idosos na cidade envolvem mulheres.

06/08/2015 - 18:33
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo