Voltar para a tela anterior.

Parlamentar Gustavo Toigo reafirma a defesa em torno da cultura da paz

O vereador detalhou alguns encaminhamentos da primeira reunião da Comissão Temporária da Pacificação Restaurativa


A cultura da paz ganhou reforço no pronunciamento do parlamentar Gustavo Toigo/PDT, durante a plenária desta quinta-feira (23/07), no Legislativo caxiense. Ao defender essa perspectiva, o vereador detalhou alguns encaminhamentos da primeira reunião da Comissão Temporária da Pacificação Restaurativa, realizada no último dia 16, na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi (confira mais sobre essa atividade em: http://migre.me/qTh1A).

O pedetista agradeceu pela participação de parlamentares e de diversos representantes de órgãos públicos e entidades no encontro. Segundo Toigo, uma das ideias abordadas na reunião já está sendo encaminhada pelo grupo parlamentar. Foi proposta pelo coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Leoberto Brancher, e diz respeito à criação da Semana Municipal de Justiça Restaurativa, em novembro, dentro da comemoração internacional já existente.

O vereador também informou que o combate à violência contra a mulher e a necessidade de ações educativas capazes de evitar as pichações foram outras temáticas debatidas de forma colaborativa e que receberão mais ênfase do grupo. "Talvez seja possível identificar os pichadores, para se fazer um trabalho com eles, trazendo-os aos círculos de paz e, assim, cessar as pichações na cidade", cogitou o pedetista.

Conforme Toigo, o grupo parlamentar está aberto à comunidade e disposto a capitanear ações positivas e voltadas à promoção da paz. O vereador relatou que esteve representando a Comissão de Educação da Casa em um evento promovido recentemente na Universidade de Caxias do Sul, o qual, entre outros assuntos, focou na tolerância e na cultura da paz no âmbito escolar.

"É preciso dialogar e encontrar formas de resolver e pacificar conflitos. É uma missão que precisamos encarar de verdade e a Justiça Restaurativa vem para ajudar. Ela se concentra nas pessoas, na comunidade, a partir do entendimento e da convivência. A promoção da cultura da paz depende da colaboração legislativa, de políticas públicas e de ações permanentes", defende Toigo.

23/07/2015 - 19:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo