Voltar para a tela anterior.

Comissão de Saúde homenageia mulheres vítimas de explosão na antiga empresa Gazola

Nesta quarta-feira, é lembrado o Dia Municipal da Prevenção de Doenças e Acidentes de Trabalho


Um ato de homenagem e reconhecimento à memória de sete mulheres vítimas de explosão, na antiga empresa Gazola, Travi e Cia., foi realizado na manhã desta segunda-feira (22/07), junto à sede da fábrica e ao museu que lembra o ocorrido. A iniciativa partiu da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo caxiense, presidida pelo vereador Henrique Silva/PCdoB. Hoje, também é o Dia Municipal da Prevenção de Doenças e Acidentes de Trabalho, disposto na lei 7.645, de 19 de agosto de 2013, a partir de projeto de Henrique.

De acordo com o parlamentar, a intenção consiste em manter viva a memória do fato de 22 de julho de 1943, quando jovens mulheres morreram em um setor daquela fábrica, depois de uma explosão, na linha de montagem de bombas e granadas. Contou que os artefatos se destinavam a tropas brasileiras que atuavam na 2ª Guerra Mundial (1939-1945).

Como resultado do acidente, morreram Graciema Formolo, Ilma Zago, Júlia Gomes, Maria Bohn, Oliva Gomes e Tereza Morais. Odila Gubert ficou ferida. Junto à placa de 1943, que registra o episódio e se encontra nas imediações da antiga empresa, Henrique depositou um buquê de flores brancas.

O vice-prefeito de Caxias do Sul, Antonio Feldmann, prestigiou o gesto e anunciou que, em 2016, deverá ser inaugurado um memorial alusivo à tragédia de 72 anos atrás. Ele também compartilhou da necessidade de que o acontecimento sirva como exemplo, para que a segurança no trabalho nunca deixe de ser uma prioridade. Em agosto de 2013, a sanção da lei referente à data de hoje coube a Feldmann, então prefeito em exercício do município.

O presidente da Comissão de Saúde aproveitou para reiterar o convite à comunidade, para a 3ª Jornada de Saúde e Segurança do Trabalho de Caxias do Sul. O evento acontece no próximo dia 31 de julho (uma sexta-feira), das 13h30min às 17h30min, no plenário da Câmara Municipal. Henrique destacou que, na organização, está o fórum permanente dedicado a debater a segurança no trabalho local. A edição de 2015 apresenta este tema: "Quanto vale uma vida?". O evento é gratuito e aberto ao público.

Na ótica do vereador, impedir danos causados por acidentes de trabalho, visto que, por vezes, redundam em mortes, não tem preço. Perita da Justiça do Trabalho, Stelamaris Zanatta participou do ato.

Também fazem parte da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara os vereadores Adelino Teles/PMDB, Daniel Guerra/PRB, Flávio Dias/PTB e Guila Sebben/PP.

22/07/2015 - 10:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo