Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal homenageará o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea do Exército

Organização sediada em Caxias do Sul completará 65 anos na próxima sexta-feira


O 3º Grupo de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro (3º GAAAe) será homenageado pelo Legislativo caxiense pela passagem de seus 65 anos de atividade. O requerimento nº 49/2015, assinado pelo vereador Arlindo Bandeira/PP e apoiadores, foi discutido e aprovado pelos parlamentares na sessão ordinária desta terça-feira (14/07), na Câmara Municipal. A cerimônia de entrega da distinção será na próxima quinta-feira (16/07), às 19h30min, em sessão solene aberta à comunidade.

Denominado 3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos 40 mm desde a criação do batalhão, em 17 de julho de 1950, pelo Decreto 28.390-A, o grupamento caxiense do Exército Brasileiro teve sua denominação mudada para 3º Grupo de Artilharia Antiaérea em 1º de janeiro de 1973. Desde o dia 1º de setembro de 1950, a sede do 3º GAAAe está instalada na Avenida Rio Branco, no bairro homônimo, em Caxias do Sul. Tendo formado mais de 1,2 mil aspirantes a oficial da reserva de 2ª classe, especializados em artilharia antiaérea, o batalhão forma atualmente cerca de 200 reservistas de 1ª categoria.

Entre as tecnologias manuseadas pelos soldados do 3º GAAAe, encontram-se o Sistema 35 mm Oerlikon Contraves, instalado em 1978, e também os sistemas de canhões 40 mm Boffors L/70, o equipamento de direção de tiro FILA e o Sistema de Mísseis IGLA. Atualmente, além de operar materiais de fabricação nacional, como o Radar Saber M60, a organização militar está sendo modernizada com o sistema de mísseis telecomandados RBS 70, de origem sueca.

O 3º GAAAe, também conhecido como Grupo Conde de Caxias (o nome é uma reverência ao então brigadeiro Luís Alves de Lima e Silva Barão de Caxias), integra o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro e é constituído pelo seu Estado-Maior, Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, Bateria de Comando e Serviços, Bateria de Canhões e Bateria de Mísseis. Atualmente, é comandado pelo Coronel de Artilharia Marcelo Jorge dos Santos.

Assinaram como apoiadores para a entrega da honraria  os vereadores Adelino Teles/PMDB, Edi Carlos/PSB, Edson da Rosa/PMDB, Flávio Dias/PTB, Guila Sebben/PP, Pedro Incerti/PDT, Raimundo Bampi/PSB e Zoraido Silva/PTB. Na plenária desta terça-feira (14/07), o parlamentar Arlindo Bandeira/PP ratificou a contribuição do grupo para a cidade e a relevância de o Legislativo homenagear o órgão e seus integrantes.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO 49/2015

Vereador - Partido - Voto

ADELINO TELES PMDB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DAIANE MELLO PMDB Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Ausente

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

14/07/2015 - 20:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo