Voltar para a tela anterior.

Máquinas Sanmartin e Jacqueline Balen são agraciadas com os títulos “Empresa Criança” e “Amigo da Criança”

A homenagem foi prestada pelo Legislativo caxiense, em sessão solene desta quinta-feira (09/07)


Máquinas Sanmartin e Jacqueline Balen receberam, respectivamente, o título "Empresa Criança" e "Amigo da Criança", em uma sessão solene promovida pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, nesta quinta-feira (09/07). A homenagem foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Flavio Cassina. Em nome do Legislativo, fez seu pronunciamento o parlamentar Rafael Bueno/PCdoB.

O vereador apresentou um breve currículo dos agraciados (leia abaixo) e os elogiou pela contribuição à infância e à adolescência. Antes de seguir em seu discurso, Bueno apresentou um vídeo que narrou a  história de Nicholas Winton, o britânico que salvou 669 crianças judias, evitando que fossem morrer nos campos de concentração nazista. Esse senhor faleceu recentemente e deixou uma lição, disse Bueno, emocionado.

"A história de Winton mostra que podemos salvar vidas. Como ele, existem muitos anônimos contribuindo com fundos e políticas voltadas às crianças e aos adolescentes, assim como fazem os homenageados desta noite", frisou o parlamentar, dirigindo-se a Jacqueline Balen e ao gerente financeiro da empresa Máquinas Sanmartin, Silvestre Luiz Basso.

O reconhecimento prestado pela Câmara nesta noite está previsto no decreto legislativo 225-A/2008, a partir da iniciativa da ex-vereadora Ana Corso. O título de "Empresa Criança" contempla pessoas jurídicas e o de "Amigo da Criança", pessoas físicas. O critério leva em conta o apoio ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

Após receber o título "Amigo da Criança", Jacqueline agradeceu e propôs à comunidade a criação de uma corrente de boas atitudes em prol do próximo, com destaque ao público infantil. "Sentimento sem ações não se concretiza. Espero que mais pessoas possam aderir a essa corrente de solidariedade e de ajuda às crianças", afirmou.

O gerente financeiro da Sanmartin, Silvestre Luiz Basso, também externou agradecimentos ao Legislativo e, em especial, a diversos profissionais que atuam na empresa e se mobilizam em atividades comunitárias. "A Sanmartin trabalha para ajudar a realizar sonhos. Nosso compromisso é por um mundo melhor", ressaltou Basso.

Em nome do prefeito Alceu Barbosa Velho, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Adiló Didomenico, cumprimentou os agraciados, considerando o simbolismo do ato de cada um. Adilo parabenizou a família de Jacqueline e valorizou a capacidade empresarial da Sanmartin.

Representando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), a assistente social Miriam Nora exaltou os agraciados e o apoio do Parlamento nos pleitos da entidade. Miriam reforçou o convite para que mais pessoas colaborem com o FMDCA a partir da destinação de recursos via Imposto de Renda. Ela enfatizou que a criança é o presente e o futuro da cidade e da nação. Assim como Rafael Bueno, Miriam aproveitou a sessão solene para reafirmar a luta pela não redução da maioridade penal no país.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE OS HOMENAGEADOS

Jacqueline Balen:

Natural de Caxias do Sul, Jacqueline Balen tem 52 anos (nascida em 18 de janeiro de 1963). Filha de Vasco Alceu Balen e Maria Helena Zamboni Balen, possui duas filhas: Beatriz e Verônica. É bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul e trabalha no Cartório de Registro de Imóveis desde 1981. Atualmente, é oficial designada. Jacqueline é contribuinte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente desde 2008.

Máquinas Sanmartin Ltda:

A empresa Máquinas Sanmartin Ltda fabrica equipamentos para o ramo de bebidas, alimentação e química. Iniciou sua trajetória em 1948, na cidade de Mercedes (Argentina), sob o comando de seu fundador Dom Manuel Sanmartin. A primeira planta começou com a fabricação de máquinas para a indústria de vinhos e voltava-se ao mercado interno.

Em 1976, decidiu instalar uma unidade no Brasil, em Caxias do Sul/RS, denominada Máquinas Sanmartin Ltda. No ano de 1979, foi inaugurada a unidade no México, a Máquinas Austral S.A., e mais recentemente, em 2013, inaugurou a Sanmartin Europe B.V., na Holanda.

O Grupo Sanmartin já soma 67 anos de história. Em 2016, a unidade de Caxias do Sul completará quatro décadas. Ao todo, são cerca de 6 mil equipamentos instalados em mais de 43 países da América, Europa, Ásia, África e Oceania. Entre os itens fabricados pela empresa: equipamentos de alto rendimento para movimentação de materiais, paletização ou despaletização de qualquer tipo de produto. Por meio de diversos programas, a Sanmartin também investe em educação, treinamento e qualidade de vida de seus funcionários e da comunidade.

09/07/2015 - 22:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo