Voltar para a tela anterior.

Legislativo e UCS tratam de centro veterinário

Serviços seriam oferecidos a partir do próximo ano


A Universidade de Caxias do Sul (UCS) pretende iniciar ainda neste ano a construção e oferecer a partir de 2016 os serviços do Centro de Pesquisa e Diagnóstico Animal.

A proposta de funcionamento do centro, que incluirá um hospital veterinário, foi apresentada pela reitoria à Comissão Temporária Especial de Proteção e Defesa dos Animais da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

O centro ocupará 6 mil metros quadrados, em um prédio de quatro andares que será erguido no Campus Universitário, perto da Mecatrônica. O projeto prevê laboratórios nas áreas de análises clínicas, bioquímicas, diagnóstico por imagem, infectologia, cirurgia, atendimento, internação e ambulatório, entre outros serviços veterinários.

Os planos da UCS foram apresentados em uma reunião entre o reitor, Evaldo Antonio Kuiava; o chefe de gabinete da Reitoria, Gelson Leonardo Rech; o pró-reitor acadêmico, Marcelo Rossato; os vereadores Flávio Dias, presidente da Comissão; e Neri Andrade Pereira Júnior; e seus assessores. O assessor Cléver Moreira representou o vereador Adelino Teles, também integrante da Comissão.

Os representantes do Legislativo foram à UCS tratar do hospital veterinário. No encontro, souberam pela reitoria que o projeto é mais amplo, contemplando outros serviços.

O reitor informou que as obras devem começar no segundo semestre de 2015, com investimento de cerca de R$ 13 milhões. Segundo o pró-reitor, a construção será gradual, o que possibilitará a utilização de setores pelos alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária em 2016. O centro deverá ficar totalmente pronto em 2017. 
De acordo com a reitoria, o objetivo é que o centro seja um grande prestador de serviços aos profissionais e clínicas da região. Os vereadores se colocaram à disposição da UCS para debater e ajudar no processo de construção e de definição de serviços públicos prestados pelo Centro Veterinário. A universidade pretende incluir o Município e as ONGs de proteção a animais na discussão.

08/07/2015 - 17:16
Gabinete do Vereador Adelino Teles
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo