Voltar para a tela anterior.

Guila Sebben comenta sobre a manutenção do Aeroporto Hugo Cantergiani

O parlamentar também criticou os atuais gestores do aeródromo, o município e o Estado


A infraestrutura do atual aeródromo de Caxias do Sul, o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, esteve na pauta do vereador Guila Sebben/PP, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (02/07). Questionado pela comunidade sobre a aptidão do aeroporto para operar, o parlamentar tranquilizou a população. Afirmou que ele pode receber voos e está em plenas condições de operação, inclusive com o aval técnico da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Guila avaliou como positiva a recente visita do secretário estadual dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, na última segunda-feira. Na ocasião, o vereador, que também preside a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara, acompanhou o secretário em vistoria àquele aeroporto e solicitou melhorias.

De acordo com o parlamentar, entre os pedidos, estiveram a instalação de marquise, para proteção aos usuários, em dias de chuva, e a aquisição de novos equipamentos, para a estação meteorológica de superfície, cujas aparelhagens datam de 1980. O secretário, por sua vez, comprometeu-se a entregar um novo caminhão para atualização do Corpo de Bombeiros do aeródromo.

O vereador também teceu críticas ao Executivo Municipal e ao governo estadual. Na opinião dele, as administrações não têm dado a atenção necessária ao aeródromo caxiense. De acordo com Guila, já houve a realização de três audiências públicas da Câmara, para tratar de melhorias, naquele aeroporto, em 2009, 2013 e 2015. Relatou que, nas audiências, foram constatados os mesmos problemas que ainda persistem.

O parlamentar lembrou que, em 2013, a União outorgou a gestão do aeródromo caxiense para o governo do Estado, pelo prazo de 35 anos. Enfatizou que vem ocorrendo um gerenciamento compartilhado entre o município a administração estadual.

A construção do novo aeroporto de cargas e passageiros, previsto para o distrito caxiense de Vila Oliva, continua sendo, para o vereador, a prioridade da atual gestão. No entanto, Guila crê que a sua construção ainda vá demorar. Disse ser necessário que a comunidade local pudesse confiar em um aeródromo de qualidade, para viajar, tanto a lazer quanto a negócios.

02/07/2015 - 19:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo